18.2 C
Franca
julho 27, 2024
Pecuária

Indicadores animam produtores de genética para a primavera

Os vendedores de genética esperam bons resultados para a Temporada de Primavera da Pecuária Gaúcha, que se inicia na segunda quinzena de setembro e vai até novembro em diversas Expofeiras que serão realizadas pelo Rio Grande do Sul. Na avaliação da Conexão Delta G, entidade que reúne criatórios das raças Hereford e Braford, é de que o ano de 2018 deve ser melhor que o período anterior.
De acordo com o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, este ano tem sido mais amigável ao setor do que 2017, onde ocorreram diversos problemas como a operação “Carne Fraca” e problemas envolvendo uma grande indústria frigorífica. “Neste ano, no primeiro semestre experimentamos um efeito positivo das exportações de terneiros, com o valor pago por quilo para esses animais atingindo picos históricos, estimulando a atividade de cria, e influenciando positivamente as demais categorias. Isso gera um clima de motivação no setor”, destaca.
Eichenberg ressalta que, mesmo que momentaneamente o setor esteja prejudicado devido a crise na Turquia, a situação deve ser revertida e será experimentada uma nova alta. “Além disso temos perspectiva de atingir novos mercados, pois este mercado de gado em pé é grande e dinâmico em nível mundial, e o Ministério da Agricultura vem trabalhando para fechar protocolos sanitários com outros países e abrir estas negociações”, acredita.
Quanto à economia, o presidente da Conexão Delta G analisa que, mesmo com as indefinições devido às eleições presidenciais que ocorrem este ano, os indicadores já começam a reagir. “Em relação às questões econômicas que envolvem o consumo de carne e o preço do boi gordo, que é determinante para a temporada, já enxergamos indicadores de melhoria, apesar do cenário eleitoral conturbado. Acredito que uma vez solucionada a questão eleitoral, possamos ver uma melhora dos indicadores e isso resultar em melhoria na economia e que vai gerar reflexo no consumo. Além disso, percebemos que produtores que vêm investindo em genética e ofertando ao mercado produtos de qualidade, padronizados – seja de reposição, seja gordo -, têm conseguido uma melhor valorização pelos seus animais. Um exemplo são os programas de carne certificada, como o Carne Certificada Hereford, que têm garantido aos produtores um bom diferencial de preço em relação a animais comuns”, afirma.
Os associados da Conexão Delta G vão realizar ou participar de pelo menos 12 remates durante esta temporada de primavera da pecuária gaúcha. No ano passado, os representantes da entidade tiveram um faturamento de R$ 8,5 milhões na venda de 1,6 mil animais das raças Hereford e Braford.

Related posts

CNA discute renegociação de débitos de cafeicultores com governo e bancos

Fabrício Guimarães

Carrapato do boi: alternativas de controle

Fabrício Guimarães

Oferta pequena de animais para abate dá sustentação aos preços no mercado do boi gordo

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais