18.3 C
Franca
junho 20, 2024
EventosGestão Rural

Por que a consultoria agronômica é importante?

O período de entressafra demanda muita preparação do produtor.

Decisões assertivas no planejamento da produção agrícola são cruciais para bons resultados. Com inovações tecnológicas, os produtores podem evitar riscos, mas precisam de consultoria técnica. A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) oferece essa consultoria, com uma equipe de especialistas que auxiliam desde o mapeamento do solo até o posicionamento agronômico. 

Seus serviços incluem amostragem de solos, planejamento de culturas, recomendação de fertilizantes, manejo fitossanitário e acompanhamento dos campos. Produtores como Ricardo Matias Gallo, de Lucas do Rio Verde-MT, consideram a Fundação MT uma grande aliada para decisões eficazes e conhecimento aplicado.

“Com o crescimento das atividades e os desafios emergentes na agricultura, reconheci a necessidade de buscar auxílio para manter nossas práticas atualizadas e ampliar nosso conhecimento, visando aprimorar nossa eficiência produtiva. Na consultoria oferecida pela Fundação MT, encontrei processos de trabalho alinhados com o que considero ser a melhor abordagem”, afirmou.

Referência em pesquisa agronômica no Brasil, a Fundação MT oferece aos produtores e empresas informações detalhadas sobre atributos físicos, químicos, microbiológicos e de bioanálise, essenciais para preparar áreas de cultivo e aumentar a produtividade. Essa credibilidade atraiu o produtor rural Carlos Eduardo Gramp, que conheceu a Fundação através dos Centros de Aprendizagem e Difusão (CAD) no Estado. Ele destaca que os testes realizados pela Fundação MT fornecem um guia sobre novas tecnologias agrícolas e defensivos agrícolas, avaliando sua eficiência e custo-benefício.

“O trabalho realizado pelo instituto ajudou muito. Com base nas experiências nossas de campo e informações vindo das pesquisas, conseguimos, na medida do possível, fazermos alinhamentos e estratégias para adotarmos em nosso manejo”, afirmou Gramp.

O período de entressafra demanda muita preparação do produtor, incluindo preparo do solo, manutenção de equipamentos, práticas de conservação e cultivo de plantas de cobertura. A consultoria agronômica da Fundação MT é crucial nesse período. Segundo o coordenador de pesquisas, Élcio Bonfada, o instituto oferece informações técnicas imparciais e confiáveis que orientam a tomada de decisões dos produtores.

AGROLINK – Leonardo Gottems

Related posts

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

Fabrício Guimarães

Governo sanciona lei e retorna prazo para adesão ao PRA

Fabrício Guimarães

Cocapec e AMSC iniciam o 17º Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais