15.4 C
Franca
julho 27, 2024
NotíciasPecuária

Venda de sêmen Angus cresce 28% no Brasil

Em fórum internacional no Uruguai, associação da raça mostrou o novo projeto genômico com 2 mil animais

 

As experiências com o cruzamento industrial têm elevado substancialmente as vendas de sêmen do gado angus no Brasil.

Em 2018, as vendas fecharam com um total de 4,945 milhões de doses, alta de 28,3% em relação ao comercializado em 2017, quando a raça respondeu por 3,854 milhões de doses. Os dados foram apurados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e divulgados nesta terça-feira (26/3) pelo gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, durante apresentação sobre a pecuária brasileira no Secretariado Mundial de Angus, evento realizado em Punta del Este, Uruguai, com a participação de 25 países.

A expansão registrada na Angus supera o desempenho do mercado nacional de sêmen para pecuária de corte, que registrou crescimento de 19,2% e atingiu a marca de 9,62 milhões de doses comercializadas entre todas as raças.

Sozinha, a Angus responde por 51% de todo esse volume, diz Pivato. “Os números confirmam que a Angus vem puxando a expansão do uso de sêmen de alta qualidade nos rebanhos brasileiros. E, mais que isso, vem agregando qualidade ao gado e à carne que produzimos”, ressaltou.

Em sua explanação, realizada durante o fórum internacional, Pivato ainda apresentou o novo projeto de genômica que será implementado no Brasil em 2019. “Nossa ideia é ter 2 mil animais genotipados este ano para começar a utilização da genômica no Brasil e, com isso, aproveitar de forma mais eficiente todo o potencial de nossos reprodutores”.

No médio prazo, acrescentou ele, a genômica será utilizada para a seleção de características de difícil mensuração, como a resistência ao carrapato e a eficiência alimentar.

A comitiva da Associação Brasileira de Angus está no Uruguai para participar de encontro do Secretariado Mundial da raça. É formada por mais de 30 pessoas.

Elas visitaram fazendas uruguaias, frigorífico e participam dos painéis e debates.

A apresentação de um gado comercial de alto desempenho com características de potencial produtor de carne e plenamente adaptado aos padrões do mercado mundial do produto premium surpreendeu positivamente os participantes mundiais.

Fonte: Sebastião Nascimento

Related posts

Experiência em manejo de cafés sombreados é tema de pesquisa

Fabrício Guimarães

Coronavírus: produtores de MG temem pela colheita do café

Pesquisa fundamenta primeira Indicação Geográfica de café canéfora do mundo

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais