19.1 C
Franca
fevereiro 13, 2025
AgroindustriaNotícias

Mercado de biscoitos, massas e pães industrializados fatura R$ 26,6 bi em 2018

O volume comercializado ficou estável ante 2017, a 2,5 milhões de tonelada

Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) divulgou balanço do setor nesta sexta-feira, 22, e destacou que, em 2018, o faturamento atingiu R$ 26,6 bilhões, ligeira alta de 0,5% no comparativo anual. O volume comercializado ficou estável ante 2017, a 2,5 milhões de toneladas. Os segmentos de biscoitos, massas e pães são os principais consumidores do trigo nacional. A alta do dólar, a greve dos caminhoneiros, a revisão das classificações de riscos do Brasil, o atraso nas reformas e instabilidade política foram alguns dos pontos que prejudicaram a reação da economia. “Este cenário não favoreceu uma recuperação significativa do poder de compra das famílias, refletindo no panorama específico do nosso setor”, avalia o presidente executivo da Abimapi, Claudio Zanão.

A indústria de biscoitos atingiu R$ 14,3 bilhões em receita e 1,15 milhão de toneladas de produtos vendidos, retrações de 0,5% e 0,8%, respectivamente. Os biscoitos mais vendidos em 2018 foram os recheados (287.360 toneladas), água e sal / cream cracker (253.460 toneladas) e secos / doces especiais (160.406 toneladas). A associação o desempenho dos cookies, de maior valor agregado, que cresceu 4,5% impulsionado por novas marcas.

O setor de massas alimentícias

registrou aumento de 1,3% tanto em faturamento quanto em volume de vendas, quando comparados com 2017, atingindo R$ 6,2 bilhões e 916,3 mil toneladas, respectivamente. Devido ao baixo preço unitário, o crescimento foi impulsionado principalmente pela categoria de massas instantâneas, que faturou R$ 1,8 bilhão (7,1%) e vendeu 127,2 mil toneladas (3,7%). Já a indústria de pães e bolos industrializados movimentou R$ 5,2 bilhões, alta de 1,61%, e comercializou 401,2 mil toneladas, recuo de 0,7% no comparativo anual. O destaque deste ano foi o mercado de bolos industrializados, que atingiu R$ 876 milhões, 5,7% a mais que o ano anterior, com volume de vendas de 34 mil toneladas, crescimento de 2,2%. “Estas categorias ganham espaço devido à praticidade e maior vida útil”, afirma Zanão.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

 

Related posts

Preço do trigo recuou em outubro no mercado interno

Fabrício Guimarães

Publicado decreto do programa de autocontrole regulado pela Defesa Agropecuária

Fabrício Guimarães

Preços do etanol subiram enquanto os do açúcar caíram em janeiro

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais