No Brasil, a colheita da soja da safra 2018/19 evoluiu para 67% da área cultivada até a última quinta-feira (21). As informações foram divulgadas pela consultoria AgRural nesta segunda-feira (25). No mesmo período de 2018, a colheita estava completa em 65% da área plantada e a média dos últimos cinco anos é de 63%.
Em Mato Grosso, maior produtor de soja no país, os trabalhos nos campos já estão praticamente finalizados, com 98,61% da área colhida, segundo dados do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). Nas regiões Médio-Norte, Noroeste e Oeste, os produtores já terminaram a colheita da oleaginosa.
Já no Paraná, a colheita da soja chegou a 72% da área semeada neste ciclo, conforme destacou o Departamento de Economia Rural (Deral), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). 83% das lavouras, que ainda precisam ser colhidas, apresentam boas condições.
Em seu último levantamento, a AgRural estimou a safra de soja em 112,9 milhões de toneladas nesta temporada. A projeção está bem abaixo do estimado inicialmente, de 120 milhões de toneladas.