19.3 C
Franca
abril 13, 2024
AgriculturaEventos

Agrishow 2019: Secretaria apresentará tecnologia que usa a natureza para produzir alimentos sem defensivos agrícolas

Em um mundo que exige cada vez mais alimentos com menos ou nenhum defensivo químico, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo oferece ao produtor rural opções que dispensam o uso de produtos químicos. É o controle biológico, que já tem pesquisas desenvolvidas e eficazes para diversas culturas e será apresentado durante a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto.

Alternativa indispensável para diminuir o uso de agroquímicos nos sistemas de plantio, o uso de agentes biológicos estará exposto no estande da Secretaria, onde o Instituto Biológico (IB) mostrará ao vivo como este trabalho é feito. Os visitantes poderão ver de perto insetos parasitoides, ácaros-predadores e fungos e vermes que causam doenças em insetos (entomopatogênicos).

O Instituto Biológico desenvolve pós-doutorado na área e também auxilia na instalação de biofábricas desses agentes, oferecendo assessoria anual com projeto de construção ou adaptação da estrutura, treinamento de funcionários, fornecimento das cepas e análises quali-quantitativas e de estabilidade dos inseticidas microbiológicos produzidos.

O programa começou em 2000 e já assessorou 54 empresas em 13 Estados. Cepas do IB estão uso em 1,5 milhão de toneladas de cana e em 3 milhões de hectares de soja.Além de combater as pragas, o controle biológico oferece vantagens ambientais e sociais, aumentando o valor agregado dos produtos. Ele é ecologicamente correto também por não fazer mal aos insetos polinizadores, responsáveis por 75% da polinização de alimentos no mundo todo.

Fonte: Hélio Filho

Related posts

Brasil conhecerá seus melhores cafés especiais em 19 de outubro

Fabrício Guimarães

Faturamento bruto da cafeicultura de Minas Gerais foi estimado em R$ 34 bilhões e equivale a 54% do total das lavouras dos Cafés do Brasil em 2022.

Fabrício Guimarães

SISP: Serviço de Inspeção de São Paulo atinge marca de 600 estabelecimentos registrados

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais