17.8 C
Franca
abril 24, 2024
Agricultura

Veja como o tempo pode afetar a proliferação do bicudo no algodão

Entenda como as condições climáticas podem impactar sua plantaçãoPor: AGROLINK –Seane Lennon

A meteorologia pode influenciar diretamente na proliferação do bicudo no algodão, pois as condições climáticas ideais para o desenvolvimento e reprodução do inseto incluem temperaturas elevadas e umidade relativa alta.

Condições que vêm sendo observadas nas principais regiões produtoras da fibra nesta safra. As chuvas excessivas vêm ocorrendo desde o mês de dezembro, como podemos observar no mapa de número de dias com chuvas no período de 60 dias. 

As áreas em branco, representam regiões com menos de 10 dias secos neste período. E isso é mais pronunciado sobre o centro e nordeste do Mato Grosso, sul do Pará, Goiás e centro-sul de Minas Gerais. 

Nesta faixa, encontram-se alguns dos maiores produtores em termos de área plantada do país, como Arinos, Alto Teles Pires, Canarana, em Mato Grosso; Cassilândia no Mato Grosso do Sul e em áreas do Sudoeste de Goiás.

E quando o ambiente apresenta condições climáticas, o bicudo pode se reproduzir rapidamente e causar danos significativos às plantas de algodão. Além disso, a umidade elevada favorece a proliferação de outras doenças nas plantas, o que pode aumentar ainda mais a pressão de pragas.https://a80d9fb988832b7a2a5dda6553ab77e6.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Contudo, é importante observar que as condições climáticas não são as únicas que podem influenciar na proliferação do bicudo, pois outros fatores, como manejo inadequado das plantações e falta de medidas de controle, também podem contribuir para o aumento da pressão de pragas.

Related posts

Quer economizar sementes?

Fabrício Guimarães

Secretaria de Agricultura anuncia lançamento oficial do novo ciclo Município Agro – Ranking Paulista

Fabrício Guimarães

Ribeirão Corrente terá Tour de Campo realizado pela Agro Alta

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais