13.6 C
Franca
julho 27, 2024
AgriculturaAgroindustriaGestão RuralPolítica Rural

Para agronegócio, governo valoriza setor e se empenha em resolver logística

Em nota, a Fiesp e OCB informam que, desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro, esse indicador vem subindo

O agronegócio brasileiro segue bastante confiante nas políticas públicas voltadas ao setor, apurou pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em conjunto com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

A pesquisa “Avaliação de Políticas Públicas para o Agronegócio” entrevistou, em setembro, 645 produtores rurais para apurar a tendência referente ao terceiro trimestre do ano. Deste universo, 65% deles – um recorde da série histórica – disseram “concordar ou concordar plenamente” que “o governo brasileiro valoriza o setor agropecuário”.

No trimestre anterior, 61% haviam respondido desta forma. O pior desempenho da série histórica, que se iniciou no primeiro trimestre de 2014, ocorreu no primeiro trimestre de 2015, quando apenas 4% diziam que o governo valorizava o setor. Em nota, a Fiesp e OCB informam que, desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro, esse indicador vem subindo.

Outro recorde de aprovação foi apurado na avaliação que o setor agropecuário faz do empenho do governo brasileiro em investir em infraestrutura e logística, como portos, rodovias e ferrovias para o escoamento da safra e da produção agropecuária. Nesta questão, 61% dos entrevistados concordaram ou concordaram plenamente que o governo está empenhado em investir nesses segmentos, ante 45% do trimestre – e do recorde – anterior, referente ao segundo trimestre de 2019, representando um salto de 16 pontos porcentuais. “A série história orbitava entre 3% e 11% até o terceiro trimestre do ano passado”, dizem Fiesp e OCB.

As entidades lembram que estão em curso obras importantes, como a pavimentação da BR-163 entre o norte de Mato Grosso e o Porto de Miritituba (PA) e a concessão de terminais portuários e de um trecho de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. “Este é um forte indicativo de que o governo está em linha com os anseios do setor e empreende a importância do agronegócio para a economia e para a sociedade”, diz o presidente da OCB, Marcio Lopes de Freitas.

Fonte: Globo Rural

Related posts

FAESP pede prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda de produtores rurais

Fabrício Guimarães

Gigante de agroquímicos rebate pedido da AGU.

São Sebastião do Paraíso realiza o 1 º Concurso Municipal de Café de Qualidade

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais