17.9 C
Franca
maio 22, 2024
AgriculturaAgroindustriaGestão RuralPolítica Rural

Rastreabilidade de vegetais começa a ser fiscalizada: saiba mais sobre a norma

Iniciativa visa a aumentar a segurança alimentar dos brasileiros e permite fiscalização de toda a cadeia produtiva

O cumprimento da regra de rastreabilidade de frutas e hortaliças já está sendo alvo de fiscalização dos auditores fiscais federais agropecuários (Affas). Oito centrais de abastecimento de hortifrutigranjeiros, de sete estados, foram inspecionadas entre os dias 2 a 5 de setembro e novas ações ocorrerão nos próximos meses. A rastreabilidade dá maior segurança alimentar para o consumidor e permite que os fiscais identifiquem facilmente a origem de uma contaminação.

“Antes da vigência dessa norma, durante as ações de coleta de amostras do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC/ Mapa), ocorria muitas vezes a ruptura das informações sobre os produtos e seus responsáveis na cadeia produtiva mesmo quando as análises do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/ Mapa) apontavam resíduos de agrotóxicos”, conta o auditor fiscal federal agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul Yoshio Fugita.

A rastreabilidade está sendo implantada de forma gradativa desde 2018. Produtos como melão, cenoura, couve e pimentão passaram a seguir a norma em agosto deste ano. Até 2021, todos os hortifrutis abrangidos pela INC Mapa & Anvisa 02/18 deverão estar de acordo com a legislação.

“Na prática, o rótulo do produto e os documentos de comercialização terão a identificação do lote e outras informações necessárias a rastreabilidade. Quando o produtor rural e os comerciantes optarem por uso de tecnologias mais modernas, você poderá capturar um QR Code e saber onde ele foi produzido. Se a fiscalização encontrar problemas de resíduos de agrotóxicos, saberemos onde ir”, conta Fugita.

Para conscientizar os produtores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está realizando palestras nas Centrais de Abastecimento (CEASA) por todo o Brasil, com o apoio do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, o Anffa Sindical. A próxima palestra será realizada no dia 19 de setembro, quinta-feira, no CEASA-RJ e será ministrada pelo Affa Fugita.

Fonte: Agrolink

 

Related posts

Campeonato Brasileiro de Cup Tasters será em maio

Fabrício Guimarães

Governo assina MP com medidas econômicas para ajudar produtores rurais

Fabrício Guimarães

Índice de confiança do agronegócio sobe e atinge 115,1 pontos

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais