13.6 C
Franca
julho 27, 2024
Cursos e PalestrasPecuária

Jovens são capacitados em Bovinocultura de Leite, Cafeicultura e Olericultura

Quatro turmas do programa Jovem no Campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), começaram neste mês em Acaiaca e Durandé. Ainda estão previstos mais seis grupos nesses municípios e em Manhuaçu, Martins Soares e Sem-Peixe. Dentro da área de abrangência da Regional do Senar em Viçosa, cerca de 200 jovens serão capacitados até o fim do ano nas áreas de Bovinocultura de Leite, Cafeicultura e Olericultura.

 

O objetivo é oferecer ao jovem a visão empreendedora do agronegócio e contribuir para a inserção dele no mercado de trabalho, além de estimular a sucessão familiar. Dividido em módulos, o programa os permite conhecer habilidades e competências necessárias para que possam crescer profissionalmente.

As áreas de atuação são selecionadas considerando as especificidades de cada município. No caso de Durandé e Manhuaçu, as turmas irão trabalhar com foco na Cafeicultura, principal atividade econômica na região. O programa será dividido em módulos: motivacional, adubação, poda, colheita e preparo do café, classificação e degustação e empreendedorismo.

O programa é voltado para jovens com idade entre 15 e 24 anos incompletos, que já tenham concluído ou estejam regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de ter vínculo e afinidade com o meio rural.

ara a gerente do Senar Minas em Viçosa, este programa aproxima o jovem do campo e o conscientiza sobre a importância do empreendimento no campo. “O programa incentiva os jovens a aprenderem um ofício e mostra que o meio rural tem um futuro a lhes oferecer. Destaca que o sustento pode ser fruto da continuidade do trabalho no campo e o afasta dos caminhos que os desviam desse trabalho sério e da valorização da família”, explicou.

De acordo com o mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais de Manhumirim, Rudson Curcio, a previsão de término das primeiras turmas de Durandé é para dezembro. Nestes grupos de jovens, o Senar conta com a parceria da Prefeitura, da Escola Estadual Quinca Franco, do CRAS, do Sicoob, e do projeto Eco Águas. O primeiro módulo foi ministrado pelo instrutor José Heleno Húngaro.

Em Acaiaca, os alunos da Escola da Família Agrícola (EFA) serão beneficiados com duas vertentes: Bovinocultura de Leite e Olericultura. O programa voltado para a Bovinocultura de Leite compreende os módulos de casqueamento, inseminação, manejo e alimentação, qualidade do leite e de empreendedorismo. Já as etapas da turma de Olericultura são de cultivo tradicional e orgânico, pós-colheita e comercialização, Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP&D) e empreendedorismo.

Cronograma

Em julho, será a vez de jovens de Sem-Peixe serem capacitados para atuar no setor de Bovinocultura de Leite e novas turmas de Cafeicultura começarem em Durandé e Martins Soares.

Já em agosto, o Senar Minas qualifica adolescentes e jovens de Manhuaçu, outro município com vocação cafeeira.

O programa conta com a parceria dos Sindicatos de Produtores Rurais de Dom Silvério, Manhuaçu, Manhumirim e Ponte Nova.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Regional

Related posts

10 megatendências para a pecuária bovina até 2040

Fabrício Guimarães

Cidadania no Campo – Município Agro, realizará seminário em Ribeirão Preto

Fabrício Guimarães

Especialistas falam sobre as estratégias para pecuária de corte em tempos de Coronavírus

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais