19 C
Franca
março 10, 2026
AgriculturaNotícias

Índice de preços recebidos pelo produtor rural cai 1,48% em abril, diz Farsul

As principais quedas foram no preço da soja e do milho

O Índice de Inflação dos Preços recebidos pelo Produtor Rural (IIPR) fechou abril com uma desvalorização de 1,48%. As principais quedas foram no preço da soja (-3%) e do milho (-2%).

Em contrapartida, a incidência da Peste Suína Africana na Ásia proporcionou uma valorização de 6% no preço dos suínos. Os dados estão no Relatório de Índices de Inflação divulgado nesta quarta-feira, 22, pelo Sistema Federação da Agricultura do Rio Grande do Su (Farsul).

Já o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou alta de 0,15%. Segundo o comunicado do Sistema Farsul, o resultado foi influenciado pela valorização dos fertilizantes em decorrência da variação cambial. No acumulado em 12 meses, o IICP atingiu 6,25%, bem acima do IPCA que está em 4,94%.

“A diferença é reflexo dos preços dos fertilizantes e agroquímicos, fazendo com que os custos de produção cresçam mais rapidamente do que o índice de preço ao consumidor”, informa. Na relação entre IIPR e IPCA Alimentos também não há sincronia.

Enquanto o IIPR tem deflação de 1,82% no acumulado em 12 meses, o IPCA Alimentos aumentou 7,31% no mesmo período, comprovando o descolamento entre os preços no campo e o das gôndolas dos supermercados.

Fonte: Globo Rural

Related posts

CASA DAS SEMENTES E YARA REALIZAM NOITE DO CONHECIMENTO

Fabrício Guimarães

Novos equipamentos para cafeicultura são produzidos em Machado (MG)

Fabrício Guimarães

Secretaria de Agricultura abre chamamento público para colaboração no combate ao Greening.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais