17.8 C
Franca
abril 24, 2024
AgriculturaNotícias

Incra lança serviço digital para envio de documentos do cadastro rural

Objetivo é facilitar o envio da documentação, eliminar o recebimento físico e atendimento presencial; medida deve impactar 2 milhões de proprietários

A partir de agora, é possível enviar os documentos comprobatórios do cadastro rural para o Sistema Nacional de Cadastro de Dados através de um sistema online, que recebe os documentos digitalizados. É uma funcionalidade desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (Incra) e que irá impactar cerca de 2 milhões de detentores de imóveis rurais, de acordo com a Serpro.

A ideia é que até o início de 2020 o Incra não receba mais os documentos físicos, somente através do sistema digital e nos formatos de arquivo PDF, PNG ou JPG. E a vantagem deste novo formato é que irá facilitar o recebimento e organização dos documentos, ao trazer mais praticidade, eficiência e segurança na gestão.

Os documentos continuam os mesmos: desde os pessoais, comprovantes de residência, certidões, títulos, registros cartoriais, contratos de compra e venda das propriedades, até plantas dos imóveis. Antes era necessário entregar pelos Correios ou presencialmente em um posto de atendimento do Incra e agora é só digitalizar.

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é expedido pelo Incra, com a finalidade de comprovar a regularidade cadastral, além disso contém informações sobre a área, titular, localização, situação jurídica e classificação fundiária do imóvel. Esses dados são declaratórios e não legitima direito de domínio ou posse. O documento é indispensável para legalizar em cartório qualquer alteração em relação ao imóvel rural. Por fim, os bancos e agentes financeiros exigem o cadastro para conceder o crédito agrícola.

Fonte: Globo Rural

Related posts

Dia Mundial da Água: projeto voltado à irrigação sustentável é premiado em programa global da JTI

Fabrício Guimarães

Boi gordo: frigoríficos seguem ausentes das compras

Fabrício Guimarães

ESTUDO AFIRMA QUE PESSOAS QUE BEBEM CAFÉ VIVEM MAIS

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais