23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Notícias

“Incêndio: Prevenção e Combate no Campo – Técnicas”

O inverno traz consigo, além do frio, a baixa umidade do ar, o que é um alto fator de risco para a incidência de incêndios. Além do ar seco, a falta de conscientização por parte dos produtores – que na grande maioria das vezes acham erroneamente que queimadas são a melhor solução para limpar os terrenos – é causa de inúmeros incêndios de proporções grandiosas, que prejudicam o ambiente, os cultivos e as pessoas.

As queimadas trazem prejuízos inestimáveis aos elos da agricultura e meio ambiente, pois o fogo destrói a microbiota do solo além de liberar grande quantidade de gases poluentes. O curso viabilizado pelo SENAR-AR/SP em conjunto com os Sindicatos Rurais tem foco em praticar as técnicas de prevenção e combate a incêndios no campo, com os beneficiários sendo pequenos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares.

Uma vez devidamente treinadas e capacitadas, as pessoas que passaram pelo curso do SENAR/SP, atuam no atendimento de emergências como na prevenção e combate a incêndios e nos primeiros socorros, uma vez que os incêndios também oferecem riscos nefastos à saúde humana, podendo causar até mesmo a morte por conta das toxinas liberadas na fumaça decorrente do fogo.

As solicitações por esse tipo de curso aumentam significantemente nessa época do ano, quando o ar seco favorece a ocorrência de incêndios que, caso não recebam a devida atenção a tempo, tornam-se enormes e causam inúmeros prejuízos. No entanto, é de suma importância que o produtor não tente apagar o fogo por si só – um ato que coloca sua vida em risco – e sim com a assistência de bombeiros.

Uma das formas de melhor combate aos incêndios é promover campanhas de conscientização entre produtores para que não joguem bitucas de cigarro em locais secos, assim como não queimar lixo propositalmente. Outras formas de combate incluem construir aceiros para conter as chamas e não promover queimadas para a limpeza do terreno. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo traz dicas para o produtor evitar os incêndios em sua plantação.

Fonte: SENAR-SP

Related posts

Trigo: Vendedor cauteloso e comprador retraído desaquecem mercado

Fabrício Guimarães

Poder de compra do suinocultor se eleva em março

Fabrício Guimarães

Ovos: semana começa com novo reajuste

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais