15.4 C
Franca
julho 27, 2024
Agricultura

IBGE vê alta de 5,7% na safra de café do Brasil em 2023; previsão supera a da Conab

Por Notícias Agrícolas, via Reuters:

Postado em: 09/02/23

A produção brasileira de café foi estimada nesta quarta-feira em 55,3 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 5,7% em relação a 2022, de acordo com projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A produção de café arábica foi projetada em 38,6 milhões de sacas, aumento de 13,7% frente ao ano anterior.

Já a safra de café canéfora (robusta e conilon) foi prevista em 16,8 milhões de sacas, declínio de 8,9% em relação ao ano anterior.

No caso do arábica, o IBGE citou que “não houve maiores problemas climáticos durante o inverno de 2022 e as chuvas foram abundantes, beneficiando as lavouras”.

“Aguarda-se um aumento da produção, havendo, portanto, uma ‘inversão de bienalidade’”, disse o instituto, lembrando que 2022 havia sido de bienalidade positiva para o arábica, mas os cafezais sofreram efeitos da seca e geadas.

O IBGE projeta uma safra de café superior à estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em janeiro apontou 54,9 milhões de sacas. A estatal havia citado aumento das áreas em produção assim como melhores produtividades em importantes regiões cafeeiras.

Related posts

Incra lança serviço digital para envio de documentos do cadastro rural

Fabrício Guimarães

BSCA comunica realização do Cup of Excellence 2021

Fabrício Guimarães

EUA, maior importador, adquire 20% dos Cafés do Brasil

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais