23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Agricultura

Momento positivo para compra de fertilizantes.

Mensalmente, a empresa Mosaic Fertilizantes divulga o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), uma metodologia que consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas, comparado com 2017, indicando que, quanto menor a relação, mais favorável o índice e melhor relação de troca. 

No mês de janeiro, o IPCF alcançou o número mais favorável dos últimos 19 meses: fechou em 0,99, enquanto que, em dezembro, estava em 1,02, e, em janeiro de 2022, em 1,49. Sempre que o indicador fica abaixo de 1, os agricultores têm uma relação de troca positiva.

O resultado do começo do ano se deve a uma maior redução dos preços dos fertilizantes (-2%) em relação ao das commodities agrícolas (-1,5%), além da queda dos custos logísticos internacionais do frete marítimo e da taxação nos portos brasileiros.

A baixa nos preços dos fertilizantes foi liderada pelos nutrientes ureia, cloreto de potássio e fosfato monoamônico. O mercado brasileiro demandou mais por fosfatados do que o mercado global, enquanto a procura por potássicos ficou estável. A menor demanda global por nitrogenados e a redução do gás natural influenciaram os custos de produção de fertilizantes.

O índice é também ponderado pelo câmbio, que teve variação de 0,8% para baixo no dólar com o cenário político e macroeconômico considerado otimista, com boas perspectivas dos bancos internacionais sobre o mercado mundial. 

Mais informações: www.mosaicco.com.br 

Related posts

ATENÇÃO!! CITRICULTORES PROCUREM SEUS DIREITOS

Fabrício Guimarães

Preço do trigo continua elevado no Brasil

Fabrício Guimarães

Preço recebido por produtores de SP sobe 1,83% na 2ª quadrissemana

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais