17.1 C
Franca
novembro 30, 2023
AgriculturaNotícias

CNA e especialistas debatem tributação no agro

O Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou nesta semana uma série de reuniões com especialistas para debater os impactos da Reforma Tributária no setor agropecuário brasileiro.

Na segunda (8), o coordenador do Núcleo, Renato Conchon, o assessor jurídico da CNA, Dalton de Miranda, e os especialistas tributários Urbano Montero e Guilherme Martinez discutiram itens importantes que precisam ser incluídos no texto que tramita no Congresso Nacional.

“Pontos como a isenção tributária sobre alimentos e exportações são fundamentais e devem ser respeitadas em qualquer proposta que seja apresentada”, defendeu Conchon.

Na terça (9), a reunião foi com o representante da Aprosoja Mato Grosso, Thiago Rocha, que apresentou os direitos fundamentais dos contribuintes como ponto importante a ser acrescentado na proposição do setor agropecuário brasileiro.

“Alguns estados já adotaram códigos de defesa dos contribuintes, trazendo tranquilidade à sociedade brasileira no sentido de não haver abuso por parte dos fiscos estaduais”, explicou Thiago.

A reforma tributária apresentada no Senado Federal, de autoria do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, foi debatida na quarta (10) em encontro com representantes do agro, em que foram sanadas dúvidas e apresentadas propostas de aperfeiçoamento, que foram amplamente acatadas.

De acordo com Renato Conchon, a CNA vem trabalhando na discussão sobre a reforma há vários anos, sempre tendo como diretrizes iniciativas que contribuam para o crescimento da atividade agropecuária e reduzam a burocracia e a insegurança jurídica que hoje prejudicam os produtores em todo o país.

“O Sistema CNA continuará debatendo esse tema de extrema relevância para os produtores rurais e vai acompanhar de perto os encaminhamentos junto à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, visto que atualmente tramitam propostas diferentes nas duas casas”.

Segundo o coordenador do Núcleo Econômico, é importante lembrar que representantes do Governo Federal afirmaram que uma proposta elaborada pelo Ministério da Economia deverá ser apresentada nos próximos dias, após a aprovação da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

“Fica claro que, se existe algum consenso sobre o tema, é que é preciso mudar. Afinal de contas, três propostas que pretendem melhorar o ambiente tributário é algo inédito no País”, concluiu Conchon.

Fonte: CNA

Related posts

Falta de correlação entre teores de enxofre no solo e em folhas de cafeeiros, em condições de campo

Fabrício Guimarães

Demanda por milho está saindo do Brasil?

Fabrício Guimarães

RENOVABIO MOVIMENTA GRANDES GRUPOS EM BUSCA DA EMISSÃO DE CRÉDITOS DE DESCARBONIZAÇÃO

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais