23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Agricultura

Cafeicultores vão discutir estratégias de gestão, clima e descarbonização no ENCOFFEE 2023

  CCCMG EncoffeeEncontroUberlândia (MG)

 Imprimir

A temporada 2023 de eventos do agro já começou e a agenda do Grupo Conecta está a todo vapor. O Encoffee – Encontro de Gestão dos Cafeicultores 2023 está confirmado para os dias 11 e 12 de abril em Uberlândia e, como sempre, apresenta conteúdo de alto nível, promove troca de experiências e vai traçar os rumos da cafeicultura brasileira. Nesta edição, especialistas vão analisar os primeiros passos do novo governo e as mudanças nos aspectos políticos e econômicos, mercado do café, tendências, perspectivas, gestão de risco e sucessão familiar.

O calendário esse ano do Grupo Conecta está surpreendente, com novos eventos, inclusive em um cruzeiro. E começar a nossa agenda com o Encoffee em um lugar lindo como o Palácio de Cristal envolve um sentimento de gratidão a um setor tão importante e tradicional para o Brasil como é a cafeicultura. Sabemos que os produtores vivem tempos desafiadores, mas esta edição do nosso evento vai levar informação e abrir os caminhos da oportunidade”, conta Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta.

Os organizadores prometem seguir com a tradição e levar especialistas renomados da cafeicultura. Durante dois dias, os congressistas terão uma série de palestras com assuntos atuais que refletem dentro e fora dos cafezais. Além das questões políticas e econômicas, outros temas como  mudanças climáticas, carbono neutro, e novas tecnologias estarão no centro do debate. 

As mudanças climáticas já interferem na vida do cafeicultor. No sul de Minas Gerais, por exemplo, centenas de propriedades foram castigadas pelos temporais e granizo. Enquanto isso, os olhos do mundo estão voltados ao Brasil e à produção sustentável. A Europa recentemente lançou um ‘pacto verde’ com meta de descarbonização, que vai interferir diretamente no agro brasileiro. Por isso, é importante ampliar o conhecimento”,   conta Danilo Bomfim, sócio e Diretor de Produção do Grupo Conecta.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café verde. Em janeiro, abrindo a temporada 2023, o Brasil embarcou 2,8 milhões de toneladas. Os dados do Conselho Nacional do Café também mostram um recuo na receita e nos preços dos grãos. Mesmo assim, o mercado internacional acena de forma positiva para a cafeicultura, referente a preços e aumento dos embarques. Só no ano passado, pelo menos 300 mil fazendas de café mantiveram o Brasil como maior produtor e exportador mundial.

Encontro de Gestão dos Cafeicultores é promovido pelo Grupo Conecta. Na edição anterior,  450 cafeicultores marcaram presença no Palácio de Cristal, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

CLIQUE AQUI para mais informações.

Fonte: Comunicativas/ENCOFFEE

Related posts

Cafeeiros da cultivar catucaí APA têm maior diâmetro de caule e maior altura

Fabrício Guimarães

Imposto de Importação para o arroz ficará zerado até o fim do ano

Fabrício Guimarães

Em Alfenas, mulheres se preparam para o mercado de cafés especiais

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais