15.3 C
Franca
junho 10, 2026
Agricultura

Café: Com chuvas, floradas precoces são registradas em lavouras de arábica e conilon do Brasil

As chuvas acumuladas dos últimos dias em áreas produtoras de café do Brasil fizeram com que floradas precoces fossem registradas em lavouras das variedades arábica e conilon. O mercado externo, inclusive, monitora essa condição, já que a produtividade da próxima temporada – que será de bienalidade negativa – poderia ser prejudicada.

“Lavouras de arábica estavam começando a mostrar estresse, devido à falta de chuva nos últimos meses. Algumas precipitações foram relatadas há uma semana, mas não chove desde então e há preocupações com a florada precoce”, disse em relatório na segunda-feira (13) o analista e vice-presidente da Price Futures Group, Jack Scoville.

Apesar da atenção do mercado com a condição, segundo analista, os preços externos do café refletiram muito pouco os aspectos fundamentais nas últimas sessões. Até ontem, o arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) recuava pela sexta seguida e testava os menores níveis desde 2013. Nesta quinta-feira (16), as cotações testaram recuperação.

De acordo com informações de produtores consultados pelo Notícias Agrícolas, as floradas do arábica ainda são pontuais e em lavouras mais novas e em cafezais mais velhos, mas ocorrem em importantes regiões produtoras, como a Zona da Mata e Sul de Minas Gerais. Nas lavouras mais antigas essa ainda não deverá ser a florada principal.

Related posts

Fevereiro quente preocupa cafeicultores e pode impactar safra

Fabrício Guimarães

Inscrições para o 19º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café vão até setembro

Fabrício Guimarães

Brasil ultrapassa EUA em exportações de algodão.

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais