23 C
Franca
julho 12, 2025
Notícias

Biológicos já deixaram de ser promessa.

Fonte: Agrolink

Ele ressalta que o avanço das multinacionais não é surpresa.

Segundo André Franco, conselheiro independente em agronegócio, os insumos biológicos deixaram de ser promessa para se tornarem peça-chave no setor agrícola global. Em publicação recente, Franco comenta os dados da Doriane, que divulgou a lista das 10 maiores empresas do setor biológico em 2025, e destaca a consolidação dos biológicos como protagonistas de um mercado que deve ultrapassar US\$ 25 bilhões na próxima década.

Grandes companhias como Bayer, Syngenta, Corteva, FMC e BASF, tradicionais na síntese química, agora também lideram o mercado de biológicos. Para Franco, a presença dessas gigantes levanta questionamentos sobre a autenticidade do engajamento com a agricultura regenerativa. No entanto, o mais relevante é o impacto positivo para o produtor: novas ferramentas de manejo mais eficazes, sustentáveis e com melhor custo-benefício.

Ele ressalta que o avanço das multinacionais não é surpresa, dado o poder de estrutura e capilaridade que elas possuem. No entanto, pontua que a verdadeira inovação geralmente surge de empresas menores, como startups e companhias regionais, onde há foco, agilidade e ousadia. Essas empresas têm espaço garantido, especialmente na América Latina, onde o crescimento do setor pode chegar a 30% ao ano.

“Na minha visão, o mercado de biológicos só será, de fato, transformador se mantiver viva a pluralidade de seus atores. Que as grandes empresas invistam, sim! Mas que as pequenas e médias se posicionem de forma estratégica. Com inteligência, parcerias, colaborações e até movimentos de M&A, elas podem (e devem) encontrar caminhos para competir nesse novo ambiente. Um ambiente que, se bem conduzido, será mais competitivo, mais diverso e mais inovador”, conclui.
 

Related posts

Cocapec cancela Simcafé em função do Coronavírus

Fabrício Guimarães

Minas Gerais exporta primeiro lote de café sob as novas regras da União Europeia

Fabrício Guimarães

Mercado de biscoitos, massas e pães industrializados fatura R$ 26,6 bi em 2018

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais