23 C
Franca
julho 12, 2025
Agricultura

Colheita de café avança para 24,3% na área de ação da Cooxupé.

Fonte: Revista de Cafeicultura

Boletim semanal informa o andamento da safra nas regiões produtoras de café da cooperativa mineira.

A colheita de café da safra 2025 segue em ritmo constante nas regiões atendidas pela Cooxupé. Até o dia 20 de junho, os cooperados da maior cooperativa de cafeicultores do país já haviam colhido 24,3% do volume estimado para este ano, conforme mostra o boletim semanal divulgado pela instituição.

A Cooxupé está presente em mais de 360 municípios e reúne mais de 20 mil cooperados nas principais regiões cafeeiras de Minas Gerais e São Paulo. O levantamento contempla quatro grandes áreas de produção: Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e média mogiana do estado de São Paulo.

Entre as regiões acompanhadas, destaque para as Matas de Minas (33,0%) e o estado de São Paulo (32,3%), que apresentam os maiores percentuais de colheita até o momento. Já o Cerrado Mineiro segue com ritmo mais lento, registrando apenas 12,9% do volume colhido.

Confira o andamento da colheita por região:

  • Sul de Minas: 29,3%
  • Cerrado Mineiro: 12,9%
  • Matas de Minas: 33,0%
  • São Paulo: 32,3%
  • Total geral: 24,3%

Comparativo histórico

Quando comparado com anos anteriores, o ritmo da colheita de 2025 está um pouco abaixo da média. Em 2023, por exemplo, neste mesmo período, o avanço era de 34,2%. Já em 2022, o percentual era de 27,8%. O resultado atual se aproxima do registrado em 2020 (29,1%) e está acima de anos como 2021 e 2018, quando os índices foram de 22,2% e 22,9%, respectivamente.

Essa oscilação no ritmo pode estar ligada a diferentes fatores, como as condições climáticas, características da florada, e o nível de maturação dos frutos, que neste ano vem exigindo maior seletividade na colheita.

A Cooxupé segue atualizando semanalmente os dados do andamento da safra, que são essenciais para o planejamento dos produtores, das cooperativas e do mercado.

Related posts

Procafé – Novos sintomas do ácaro e da leprose em frutos de café

Semana de mercado físico difícil e travado no café

Fabrício Guimarães

Trabalhos em campo validam dados do mapeamento de café no estado

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais