23 C
Franca
julho 12, 2025
Notícias

Sustentabilidade no centro da cafeicultura: Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável reforça o compromisso do setor com o presente e futuro da produção.

Fonte: Revista Agricultura

Coocacer recebe Selo Verde ECOOAR que valida o conjunto de ações promovidas pela cooperativa em prol de uma cafeicultura pronta para o presente e futuro.

Escolhido para ser realizado em um dia emblemático, a segunda edição do Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável, reuniu, no dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, um público próximo a 2 mil pessoas nos armazéns da Coocacer, em Araguari, para falar sobre temas que fortalecem e promovem a sustentabilidade do agronegócio em todas as suas esferas.

O evento realizado em parceria com a Região do Cerrado Mineiro e o Conselho Nacional do Café, reuniu produtores rurais, representantes de entidades do setor agrícola, pesquisadores, lideranças políticas e especialistas, consolidando Araguari como a capital da cafeicultura irrigada e um polo de referência em práticas sustentáveis. No mesmo dia aconteceu a Abertura da Safra Mineira do Café, consolidando o encontro como um dos maiores do agronegócio brasileiro pela estrutura, empresas participantes e público presente.

Entre os temas discutidos, foram abordadas pautas estratégicas como agricultura regenerativa, gestão de recursos hídricos, adaptação às mudanças climáticas, políticas públicas para a sustentabilidade no agro, liderança feminina para sustentabilidade e inovação e protagonismo feminino na sucessão familiar. O destaque da programação ficou para a palestra de Paulo Guedes, economista e ex-ministro da Economia, que falou sobre Economia Verde e as estratégias para liderança do Brasil na nova ordem econômica mundial. Além desse momento, Paulo Guedes participou de um painel moderado brilhantemente pelo Vice-Governador, Mateus Simões com lideranças convidadas como cafeicultor e presidente da Fundaccer, Francisco Sergio de Assis; o Presidente Executivo da Expocacer ,Simão Pedro de Lima; o Deputado Federal e Presidente da Comissão de Saúde do Congresso Nacional, Zé Vitor e o Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Raul Belém, abordando suas percepções sobre desafios, oportunidades e caminhos para a liderança global sob diferentes visões, levando informações e dinamismo ao conteúdo apresentado.

Investimentos que reforçam a importância da união do setor para uma produção eficiente e sustentável

O evento também marcou o anúncio de importantes investimentos para a região. A empresa CJ Selecta confirmou a ampliação de sua planta industrial em Araguari, com um aporte de R$180 milhões até 2028. O investimento inclui a construção de uma unidade de biogás, uma usina de biodiesel e a geração de cerca de 60 novos empregos diretos, além de mais de 2 mil empregos indiretos, fortalecendo a economia local e impulsionando iniciativas alinhadas a práticas de baixo carbono e economia circular. O anúncio foi feito em parceria com representantes da empresa e o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, cujo investimento privado conta com apoio da Invest Minas e reforça a posição de Araguari como polos estratégico para o desenvolvimento sustentável e a industrialização limpa no Brasil.

Durante o evento, outro importante anúncio foi feito. A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, comunicou sua parceria com a Coocacer para o fornecimento do fertilizante lower carbon, insumo com até 90% menos emissão de carbono em comparação ao mesmo fertilizante produzido a partir de gás natural. O contrato, assinado pelos líderes de ambas as marcas durante o evento, também inclui a transferência de conhecimento para adoção de práticas agrícolas, métodos e ferramentas digitais com potencial para aumentar a produtividade da cultura, diminuindo ainda mais a pegada climática envolvida na produção do grão.

“Esta parceria com a Coocacer confirma a relevância da colaboração para descarbonizarmos a agricultura brasileira, aproveitando o potencial e a oportunidade que o país tem em mãos, especialmente quando olhamos para esses agricultores altamente tecnificados”, afirma Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil.

Durante a realização dos eventos no dia 05, a Coocacer também foi palco do Hackthon com o tema “Uso inteligente da água” promovendo inovação com o público acadêmico.

Garantia de sustentabilidade com o Selo Ecooar

Além das discussões, a programação contou com apresentação das ações do Programa Café Sustentável, iniciativa da Coocacer que integra pilares ambientais, sociais, econômicos, de governança e de educação, buscando fortalecer ainda mais a produção de cafés de qualidade com responsabilidade ambiental e social, busca impulsionar ainda mais o reconhecimento dos cafés do Cerrado Mineiro enquanto uma produção que fortalece as práticas regenerativas, responsabilidade social e inovação na cadeia produtiva.

Com o compromisso de estar pronta para o futuro agindo de forma consciente e responsável no presente, a Coocacer foi a primeira cooperativa de café verde a receber o Selo Verde Ecooar para seus eventos. O selo compensa as emissões de gás carbônico no plantio de árvores. Desde 2023, a cooperativa realiza a compensação e recebeu, recentemente, o selo de compensação pelos últimos eventos realizados: Abertura da Safra Mineira de Café, Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável e Hackathon. No endereço eletrônico é possível acompanhar a quantidade e espécies de árvores já plantadas pela Coocacer de forma compensatória aos eventos e comprometida com a sustentabilidade em todas as suas dimensões: https://www.ecooar.com/perfil/973/coocacer-araguari

A realização dos eventos contou com apoio importante e fundamental de patrocinadores e de instituições como a Prefeitura de Araguari, o Governo de Minas Gerais através do Invest Minas, o Ministério da Agricultura através da Secretária de Políticas Agrícolas e Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, o Conselho Nacional do Café, Deputado Federal Zé Vitor, Deputado Estadual Raul Belém, Secretário Guilherme Campos, Secretário Pedro Neto, além de diversas lideranças do setor agrícola, reforçando o protagonismo da Região do Cerrado Mineiro como referência nacional em sustentabilidade, inovação e competitividade no agronegócio.

Related posts

Cacau abre o dia em queda em Nova York, enquanto café segue em alta

Fabrício Guimarães

Preço médio do café sobe quase R$ 30 em abril

Coonai elege nova diretoria executiva para o quadriênio 2019-2023

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais