15.6 C
Franca
maio 29, 2024
EventosGestão RuralPecuária

Alunos da EPEC Prof. Carmelino Correia Junior de Franca – SP, conquistam medalhanas na 8ª OBAP

Alunos da Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior ( Colégio Agrícola) de Franca, participaram da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária e conquistaram um feito inédito. A Olimpíada foi realizada entre os dias 14 e 16 setembro, no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. Entre mais de 700 equipes, os francanos que participavam da competição na fase nacional se destacaram, divididos em trio após uma competição interna dentro da instituição, a OIAGRO, preparou os alunos para a participação na OBAP. O grupo da modalidade Técnico Subsequente ( Equipe AGROFORT) formado pelos alunos Júlio Eduardo Tavares, Bruno Ribeiro Rosa e José Alex de Araújo conquistou a premiação em 3° lugar na final nacional e, a equipe da modalidade Técnico Integrada, formada pelas alunas Emily Cintra de Andrade, Camila Alves e Maria Fernanda Mesadre, obteve junto a mais duas equipes a nota mais alta da prova prática.
“Esse foi o quarto ano que participamos e a primeira vez que conseguimos trazer uma medalha para o colégio. Nossos alunos se esforçaram e já eram considerados vitoriosos apenas de terem ido para a final, mas sempre acreditamos no potencial deles”, disse a professora Gisele.
A competição teve início dentro do colégio, com aprova Online, onde classificamos a escola para fase nacional. Este ano a OBAP teve uma novidade, além da participação de estudantes brasileiros, foram convidados estudantes de países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, onde a dificuldade seria ainda maior, elevando assim o nível da disputa, mas não puderam participar devido à dificuldade na obtenção de recursos por parte de suas instituições. Para o próximo ano, a competição será estendida à países da América Latina.
“Competições assim é bom para sabermos que estamos no nível das melhores escolas do país. É bom colocarmos em teste o nível do curso que estamos oferecendo para nossos alunos e ver que a conquista desse prêmio é mérito dos alunos e da escola”, disse o professor César.
Usando como tema a comemoração aos 10 anos dos Institutos Federais, dividida em fase com prova teórica e fase prova pratica, tendo como Analise de solo, Inseminação Artificial e Regulagem de Plantadeira.
“ Foi uma experiência muito boa, profissionalmente participar de uma competição assim e ainda conseguir trazer uma premiação. Tivemos que estudar muito e estamos emocionados”, explica Júlio.
Toda essa dinâmica OIAGRO e OBAP tem por objetivo o incentivo ao aluno na busca pelo conhecimento técnico científico, além de possibilitar uma interação com várias escolas do Brasil possibilitando o contato com culturas e realidades diversificadas, o que muito contribui a formação profissional do Técnico em Agropecuária. Ressaltou, Professora Gisele Pereira.
A Etec Professor Carmelino Corrêa Júnior teve seu início como Escola de Iniciação Agrícola em 1958, passando depois a Colégio Agrícola, com a Habilitação Profissional Plena em Agropecuária. Tendo como missão formar profissionais competentes e capazes de se destacarem no mercado de trabalho, este prêmio só reforçar o quanto é importante o esforço e trabalho de todo corpo docente da instituição e dos alunos.

Related posts

FAMCAFÉ ATRAI BOM PÚBLICO NO PRIMEIRO DIA DE EVENTO

Fabrício Guimarães

Ministério da Agricultura autoriza a liberação de mais 57 agrotóxicos

Fabrício Guimarães

Força feminina no cafezal

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais