17 C
Franca
abril 24, 2024
AgriculturaAgroindustria

Procafé: Viveiro de mudas de café a pleno sol

As mudas de café são, usualmente, formadas em viveiros sob meia sombra. No entanto, elas também podem ser conduzidas, com cuidados, sem sombra, a pleno sol.

A sombra nas mudas tem a finalidade de tornar o ambiente mais favorável ao crescimento delas, já que, quando as plantas de café estão novas, com folhas totalmente expostas, a fotossíntese é maior com menor luminosidade. Por isso que se utiliza a cobertura superior do viveiro, com uso de sombrite, palhas de coqueiro, bambus etc.

A formação de mudas a pleno sol tem a vantagem de economia em toda a estrutura do viveiro, esteios, travessas, arame, material de sustentação e de cobertura. Além disso, as mudas, assim formadas, ficam com caule mais grosso e mais ambientadas, com melhor pegamento e desenvolvimento inicial no campo.

Nas propriedades, onde as mudas são formadas em menor quantidade, e, mesmo, em viveiros comerciais, é viável formar mudas a pleno sol.  Os cuidados, a serem adotados, são – 1) Não formar mudas em período de inverno onde ocorrem geadas, pois elas, sem cobertura, ficarão mais sujeitas à queima. 2) Prover bom sistema de irrigação, se possível com micro-aspersão. 3) Retirar a cobertura, de capim ou sacaria, colocada sobre os canteiros, logo que as sementes iniciarem sua germinação, para evitar queima, pelo sol, nos joelhos das mudinhas. 4) Adubar com nitrogênio desde o surgimento da orelha de onça, pois a enzima nitrato-redutase, que promove o aproveitamento do N, é menos ativa com maior luminosidade.

Como se pode ver, com a adoção de cuidados, fica mais simples e econômico produzir mudas de café a pleno sol, sem falar na sua melhor qualidade. Destaca-se, nesse aspecto qualitativo,  uma  melhor relação sistema radicular/parte aérea, com maior quantidade de raízes nas mudas a pleno sol, em relação às mudas de sombra.

Related posts

BRASIL DEVE COLHER 688,6 MILHÕES DE TONELADAS DE CANA EM 2019, DIZ IBGE

Exportações do agronegócio são recorde em julho

Fabrício Guimarães

Pulverização: Cafeicultura exige bico certo

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais