23 C
Franca
julho 12, 2025
Pecuária

Adubação: Chave para pastagem produtiva.

Fonte: Agrolink

A estratégia de adubação é baseada em três pilares.

Segundo o engenheiro agrônomo Fernando Bonilio, ainda é comum que produtores vejam a adubação de pastagens como um gasto desnecessário. No entanto, essa prática deve ser encarada como um investimento que amplia a capacidade produtiva por hectare e melhora significativamente a rentabilidade da pecuária. Uma pastagem bem nutrida reduz a necessidade de grandes áreas para suporte animal, eleva o ganho de peso dos rebanhos, torna o pasto mais resistente ao pisoteio e à seca, e ainda dificulta o avanço de plantas invasoras.

A estratégia de adubação é baseada em três pilares. O primeiro é a correção da acidez do solo, por meio da calagem, essencial para ajustar o pH e permitir a absorção eficiente dos nutrientes. Em seguida, vem a adubação de implantação ou recuperação, que utiliza fórmulas completas de NPK — como 20-05-20 ou 20-00-20 — em doses de 300 a 400 kg por hectare, dependendo da análise do solo. Por fim, a adubação de manutenção garante o vigor do capim ao longo do tempo, sendo feita com ureia ou nitrato, especialmente após os ciclos de pastejo.

O momento ideal para aplicar os fertilizantes é no início da estação chuvosa, quando o crescimento da forragem é mais intenso. Em sistemas mais intensivos, a recomendação é fracionar a adubação, aplicando após cada pastejo para manter a qualidade nutricional e a produtividade da área. “A adubação de pastagens ainda é vista por muitos como um custo… Mas, na verdade, é investimento em produtividade e rentabilidade. Investir na pastagem é garantir alimento de qualidade no solo, todos os dias”, conclui.

Related posts

Em gabinete itinerante, Mapa discute demandas da pecuária brasileira em Uberaba

Fabrício Guimarães

Cuidar das bezerras é cuidar do futuro do rebanho

Fabrício Guimarães

15 de Julho Dia do Pecuarista.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais