17.9 C
Franca
maio 22, 2024
Pecuária

FAESP ACOMPANHA CASO SUSPEITO DO MAL DA VACA LOUCA JUNTO AO GOVERNO FEDERAL

21 de fevereiro, 2023 – por FAESP

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, através de seu presidente, Fábio de Salles Meirelles, informa que acompanha junto ao ministério da Agricultura e Pecuária ( MAPA) o resultado da análise laboratorial sobre o caso suspeito do mal da “vaca louca”, identificado no Pará.

A FAESP aguarda o resultado da contraprova que está sendo feita no Canadá, para ver junto ao Governo Federal que medidas irão ser tomadas caso se confirme a doença.

Os últimos casos da doença no Brasil foram identificados em Mato Grosso e Minas Gerais, em setembro de 2021. Os casos afetaram as exportações da carne bovina, principalmente para a China, maior compradora da carne do Brasil.

A China e o Brasil assinaram em junho de 2015 um protocolo sanitário que estabelece um auto-embargo nas exportações ao país asiático. Ou seja, quando uma ocorrência de vaca louca é confirmada em nosso país, o ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) promove um auto-embargo e suspende as exportações. O embargo é temporário, mas o tempo de duração é indeterminado. No último caso confirmado no Brasil as exportações ficaram suspensas por quase quatro meses, e o preço médio de exportação caiu quase 20% naquele período. Já em 2019, um outro caso atípico foi confirmado. O embargo durou 13 dias.

A FAESP reitera que também acompanha os casos de gripe aviária na América do Sul. A Federação enviou ofícios para o ministério da Agricultura, em Brasília, para a secretaria da Agricultura, em São Paulo, pedindo informações atualizadas sobre a influenza e divulgou orientações de prevenção para os produtores rurais dos municípios do Estado.

Related posts

Como garantir boa produção do gado leiteiro

Fabrício Guimarães

Sorgo IAC Santa Elisa é excelente opção para baixar o custo da alimentação na pecuária

Fabrício Guimarães

Suínos: estabilidade nos preços na semana

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais