23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Agricultura

Acontecerá nesta quarta-feira (22), no anfiteatro do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a cerimônia de premiação do Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo. Ao todo foram 328 amostras inscritas, quase o dobro da edição do ano passado, quando 180 concorrentes disputaram o prêmio.

Em sua 22ª edição, o concurso busca promover e divulgar os cafés do Estado de São Paulo para os mercados interno e externo, valorizando os produtos cultivados pelos produtores paulistas, e conta com quatro categorias: cafés produzidos por via natural, cafés produzidos por via úmida, cafés fermentados e cafés orgânicos.

“Um bom café começa lá no campo, desde a qualidade da muda, passando pelo manejo e condução da lavoura, maturação dos grãos, colheita, beneficiamento e torra, até chegar à xícara. O intuito do concurso é valorizar quem produz um excelente café”, diz Ricardo Pereira, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

A avaliação das amostras é feita em etapas. Na primeira delas, os grãos ainda crus passaram por uma triagem com base em pré-requisitos como a umidade dos grãos e o teste de peneira. Na sequência, cerca de 100 amostras melhores classificadas vão para a xícara e são degustadas pelos especialistas. Ao todo, quarenta cafés são selecionados e recebem um certificado de qualidade. Os três primeiros colocados entre os dez de cada categoria recebem troféu.

O concurso é organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e as instituições de pesquisa Apta Regional, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)

Related posts

Mandioca: Produtor segue com baixo interesse em negociar

CNA mostra que setor agropecuário é o que menos recebe subsídios tributários

Fabrício Guimarães

Mapa suspende mais 12,7 mil licenças irregulares de pescadores profissionais

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais