23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Agricultura

30 mil mulheres comandam negócios na cafeicultura

Número está em levantamento da FIA Business School com a illycaffè

As mulheres têm se destacado nas mais diferentes áreas. E na cafeicultura não é diferente, conforme revela reportagem do Café Point baseada em uma pesquisa da FIA Business School, feita em conjunto com a illycaffè.

De acordo com o levantamento, 30 mil mulheres comandam negócios no ramo de cafeicultura em âmbito nacional.

Mulheres comandam negócios

Atualmente, as mulheres estão no comando de milhares de estabelecimentos de café que, juntos, somam cerca de 815 mil hectares. E esse número corresponde, pois, a 9,1% da área total no Brasil. 

Segundo a pesquisa, houve um expressivo aumento da mobilização e sensibilização de mulheres ligadas à cafeicultura nos últimos anos. Isso possibilitou, sobretudo, maior acesso a informações, capacitação profissional e com resultados, inclusive, na melhoria do café produzido.

Desigualdade de gênero

A professora da FIA Business School e do núcleo PENSA, Christiane Leles, comenta que apesar do progresso, ainda há muito a ser conquistado.

“Apesar dos avanços, a diferença de gênero ainda predomina nas regiões agrícolas do país, onde os homens têm mais acesso à informação, à assistência técnica, linhas de créditos e, consequentemente, maior produtividade”, explica. 

Em síntese, a pesquisa teve como foco a elaboração de sugestões de estratégias privadas para todos os agentes envolvidos no agronegócio como, por exemplo, cafeicultores, cooperativas, empresas de pesquisa, entre outros.

O levantamento elencou, por fim, sugestões de políticas públicas que possam, efetivamente, reduzir a desigualdade de gênero no trabalho em campo.

Fonte: Hub do Café

Related posts

A Embrapa oferece 15 lotes de estacas de cada uma das dez cultivares lançadas

Fabrício Guimarães

Um contrato com o solo

Fabrício Guimarães

Regiões produtoras brasileiras encantam o público na Europa

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais