23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Agricultura

Flávio Borém é o primeiro brasileiro a conhecer o novo protocolo da SCA

Apresentação aconteceu em Honduras, durante o Let’s Talk Coffee

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, aconteceu em Honduras o Let’s Talk Coffee, evento que recebeu 30 países para discutir sobre os desafios e as oportunidades da cafeicultura. De acordo com informações do Portal Play No Agro, houve a apresentação do novo protocolo de degustação de cafés especiais da SCA. Flávio Borém, docente e especialista em café especial, foi o primeiro brasileiro a conhecer as mudanças.

Durante o evento, os representantes participaram de um workshop conduzido pelo Diretor Técnico da Specialty Coffee Association (SCA), Mário Fernandez. Ocasião em que foi apresentado o novo formulário. 

Primeiro brasileiro

O professor Flávio Meira Borém, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi o primeiro brasileiro a conhecer o novo protocolo de provas de café desenvolvido pela SCA. Ele é um dos principais nomes da cafeicultura nacional. E, também, presidente da comissão julgadora do Especialíssimo – programa de cafés especiais da Cooxupé.

De acordo com Mário Fernandez, em entrevista exclusiva para o Portal Play No Agro, a atualização do protocolo é necessária. Uma vez que os cafés especiais evoluíram muito e o método atual de avaliação tem 20 anos. “O novo formulário cria oportunidades mais honestas para os produtores. Dado que traz atributos sensoriais para dentro do novo método de cupping”, completa o diretor técnico da SCA.

Mercado

Já na opinião de Borém, o protocolo é um meio para os cafés especiais encontrarem bons mercados. “O novo método desenvolvido pela SCA vai ampliar a escala de pontuação. A tendência é que o bom pode melhorar ainda mais e o que é ruim, ou seja, não especial, pode cair”.

Ainda de acordo com ele, “a inclusão dos perfis sensoriais no novo formulário pode trazer boas oportunidades para que os produtores consigam levar cafés com boas pontuações para os mercados onde estes atributos sensoriais são mais valorizados, o que é benéfico para a receita do produtor”, contou Borém para o Portal Play No Agro.

O novo protocolo de degustação de cafés especiais será lançado, por fim, em abril na Specialty Coffee Expo em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Em conjunto às novas normas, virá também uma grande ação de educação e conscientização do mercado para entender as mudanças e benefícios do novo processo.

Fonte: Hub do Café

Related posts

FOLHA TÉCNICA 511 – MAIORES DISTÂNCIAS NA LINHA DE PLANTIO DE CAFEEIROS FACILITAM ESGOTAMENTO DAS PLANTAS

AGRICULTURA Começou ontem o prazo para entrega da declaração de propriedade rural

Fabrício Guimarães

Chuvas de granizo em novembro já atingiram 51 mil hectares de lavouras em Minas Gerais.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais