23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Pecuária

VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA E BRUCELOSE NO ESTADO DE SÃO PAULO MANTÉM ALTOS ÍNDICES DE IMUNIZAÇÃO

16 de fevereiro, 2023 – por FAESP

Ações da FAESP junto a órgãos públicos foram fundamentais para o bom andamento no combate e prevenção às duas doenças; produtores estão na expectativa da retirada da vacinação de aftosa em 2024

Os pecuaristas paulistas mostraram mais uma vez sua eficiência e engajamento na proteção à saúde dos rebanhos ao cumprirem as etapas de aplicação de vacinas para proteção contra brucelose e febre aftosa.

No caso da febre aftosa, a cobertura vacinal foi de 99,81% e em relação à vacinação contra brucelose, o índice totalizou mais de 97% em todo o estado de São Paulo. Os dados são dos relatórios do sistema informatizado de Gestão Animal e Vegetal (GEDAVE) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA-SP) divulgados recentemente.

2023 será marcante para o Estado em relação à febre aftosa, pois poderá ser o último ano de vacinação nos rebanhos. Em novembro do ano passado a SAA-SP recebeu notificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informando que o Estado de São Paulo evoluiu no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PNEFA) e poderá retirar a vacinação contra a doença a partir do próximo ano – a imunização será substituída por outras medidas de vigilância. O Sistema FAESP-SENAR-SP teve participação significativa, por meio de reuniões de trabalho, propostas e gestões até que os aprimoramentos do Estado fossem reconhecidos pelo Mapa.

A articulação da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) foi de grande importância para o sucesso das campanhas de vacinação, monitorando o abastecimento dos postos de venda de vacinas e municiando a SSA-SP de informações que aperfeiçoaram as estratégias de vacinação.

A primeira etapa da vacinação deste ano contra a Brucelose já está em andamento. Os produtores têm até 31 de maio para imunizar seus rebanhos. A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa começa em 01/05/2023.

Related posts

Novas altas nos custos de produção da pecuária

Fabrício Guimarães

Walmart vai eliminar no Brasil venda de ovos de galinha confinada em gaiolas

Preço do leite longa vida caiu no atacado em junho

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais