24.1 C
Franca
julho 21, 2024
AgriculturaNotícias

Tanque dianteiro de calda com bomba elétrica em trator viabiliza dupla operação em cafezais

A instalação de um tanque dianteiro para calda em trator e o acoplamento de bomba elétrica nele permite realizar duas operações ao mesmo tempo em cafezais, reduzindo, assim, a passagem de trator mais uma vez. Consequentemente, isso faz com que diminua os custos operacionais nos tratos das lavouras.

A expansão e a evolução técnica e econômica da cafeicultura no Brasil muito têm a ver com a crescente mecanização das diferentes praticas culturais nos cafezais. O maquinário vem sendo constantemente aperfeiçoado e adaptado, aplicando os conhecimentos e a prática, adquiridos no dia a dia, para que a produção seja otimizada e seus custos reduzidos.

Pensando no aspecto de racionalizar as operações na lavoura foi desenvolvido um sistema denominado de “integração” ou “dupla operação”, na execução de práticas culturais mecanizadas em cafezais, observando, também, a necessidade de aplicação de insumos específicos na época correta, para que sejam alcançados os melhores resultados de eficiência e economia.

Esse sistema consiste em colocar um tanque de 300 litros adaptado na frente do trator, acoplando-se a ele uma bombinha elétrica ligada à bateria do próprio trator; duas asas de herbicida, que se posicionam em baixo ou na frente do trator; um comando de pressão; e diversas conexões, registros e mangueiras. Essa montagem simples pode ser feita na própria propriedade ou em oficinas mecânicas especializadas.

Com o sistema apto a funcionar na dianteira do trator podem ser aplicados herbicidas, inseticidas/fungicidas e micro-nutrientes via solo em cafezais em geral, ou mesmo foliares em cafeeiros jovens. No mesmo momento basta usar a criatividade e combinar com outras práticas necessárias na ocasião, estas realizadas através dos equipamentos dispostos na parte normal do trator, em sua parte traseira, e acionados pela TDF.

Exemplos na utilização do sistema “dupla operação” consistem na aplicação de herbicida em trilhação ou em área total pelo sistema dianteiro, juntamente com pulverização dos cafeeiros ou com a adubação, na traseira do trator, isso em única operação, podendo-se, no decorrer do ano agrícola, evitar várias entradas na lavoura, trazendo benefícios ao produtor. Outro caso de uso deste sistema com bom resultado tem sido a pulverização de cafeeiros jovens com a calda dianteira, acoplada à roçada traseira nas ruas. Diversas outras combinações podem ser feitas. Atualmente, com os alinhamentos bem uniformes, inclusive com plantios orientados por GPS, pode-se pulverizar, nesse modo, com o sistema dianteiro, usando pequenas barras laterais, duas linhas de cafeeiros ao mesmo tempo, com alto rendimento operacional, restando o sistema traseiro livre para qualquer outra operação simultânea.

Lembra-se que se deve usar uma indicação correta de vazão e de bicos adequados para cada tipo aplicação.

Fonte:NOTÍCIAS AGRIPOINT

Related posts

Secretaria de Agricultura lança plataforma Abastece SP, que aproxima produtores rurais dos editais de compras públicas

Fabrício Guimarães

Dia de Campo Cocapec em Ribeirão Corrente/SP – 17/10

Fabrício Guimarães

Tratoraço em Franca protesta contra aumento do ICMS

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais