17 C
Franca
abril 24, 2024
AgriculturaNotícias

Recuperar a força do cacau brasileiro é um desafio, diz Mapa

Recuperar a força da produção de cacau do Brasil é um dos desafios do Ministério da Agricultura (Mapa), afirmou o secretário-executivo Marcos Montes, durante  abertura da exposição “Ceplac: 62 anos de apoio à cacauicultura brasileira”, nesta segunda-feira, dia 29.

“Há um processo de renovação, de modernização, de construção de novas culturas. E o cacau, lamentavelmente, não por culpa do Mapa, mas por muitas circunstâncias do mundo, do Brasil, dos produtores, perdeu sua força, essa força que buscamos recuperar”, ressaltou.

Montes acrescentou que o ministério está de prontidão para apoiar aqueles que querem investir no cacau. “Precisamos realmente ter uma nova dimensão para que a gente possa não ser mais importador de cacau e sim um grande exportador de cacau que o mundo sempre respeitou”, disse.

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, destacou que o país deve encontrar uma nova forma de atuação dentro do contexto de restrições orçamentárias. “Temos que repensar a nossa forma de trabalhar, o Estado brasileiro tem que se repensar, olhar para dentro e ver uma forma de fazer mais com menos, acho que esse é o grande desafio hoje”, frisou.

Exposição

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) é o órgão responsável pela promoção do desenvolvimento sustentável da cultura de cacau no Brasil. Desde 1957, desenvolve pesquisas científicas de melhoramento genético de cacau e presta serviço especializado de assistência técnica e extensão rural aos cacauicultores brasileiros.

A mostra apresenta as principais tecnologias desenvolvidas nos estados que abrigam os biomas da Amazônia e Mata Atlântica e os resultados alcançados.

A exposição “Ceplac: 62 anos de apoio à cacauicultura brasileira” ficará aberta para visitação pública até 31 de julho, no horário entre 9h e 17h, no túnel de acesso ao anexo do ministério.

Fonte: Canal Rural

Related posts

Doce de leite é opção atraente de agregação de valor do leite especialmente para pequenos produtores

Husqvarna apresenta portfólio para pequeno produtor na Coocafé 2019

Fabrício Guimarães

Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC), elege Edgard Bressani como novo presidente da entidade.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais