20.7 C
Franca
dezembro 3, 2024
Gestão RuralNotícias

Projeto de Lei de Covatti Filho pretende dar mais segurança ambiental a produtores

Nesta semana o deputado federal Covatti Filho (PP-RS), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apresentou o projeto de lei 545/2019 para determinar o recolhimento de produtos de uso veterinário, seus resíduos e embalagens e incluí-los entre os itens sujeitos à logística reversa.

O projeto determina que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, tenham que estruturar e implementar sistemas de recolhimento de embalagens e resíduos dos produtos. Segundo Covatti Filho, a medida poderá trazer muitos benefícios ao meio ambiente, à população e, principalmente, ao pecuarista brasileiro, pois este terá um local específico para suas embalagens de produtos utilizados.

De acordo com o deputado, está é uma demanda antiga dos pecuaristas e a proposta tem por objetivo dar uma segurança ambiental aos produtores. “Atualmente não existe uma legislação que trata do assunto. Para defensivos usados em lavouras o regramento existe desde o ano de 2010.”

O inciso I, do artigo 33, da Lei nº 12.305, obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de “produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso” a estruturar e implementar sistemas de logística reversa. “É notório que poucas empresas do ramo veterinário implementaram esses sistemas. Acredito que a existência de uma referência expressa aos produtos veterinários na legislação infraconstitucional poderá dar mais efetividade à norma”, destaca o parlamentar.

Related posts

Prefeitura de Jeriquara abre cadastro para Feira do Produtor e Artesão

Fabrício Guimarães

Mercado do boi gordo especulado

Preço do arroz atinge maior valor desde junho

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais