17.9 C
Franca
maio 22, 2024
AgroindustriaNotícias

PIB do Agro sobe em março, mas resultado no 1º trimestre é negativo

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio teve alta de 0,10% em março, mas nos primeiros três meses do ano o resultado foi de queda de 0,11%, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O resultado mensal foi puxado pela pecuária, que subiu 0,52%, enquanto o segmento agrícola caiu 0,05%. O estudo mostrou elevação nos setores de insumos (0,83%), agroindústria (0,16%) e serviços (0,12%) em março, enquanto no mesmo período o setor primário recuou 0,17%.

Já no trimestre, a agricultura teve retração de 0,16%, influenciada principalmente pela queda de 2,18% na atividade primária, apesar da variação positiva nos outros elos da cadeia produtiva do agro. A pecuária teve variação de 0,04%, com crescimento verificado nos ramos de insumos (2,14%) e na produção primária (2,29%).

O segmento de insumos teve o melhor desempenho dentro da cadeia do agronegócio no primeiro trimestre, de 3,45%. Na agricultura, a alta foi de 4,05%, impulsionada pelos fertilizantes, que tiveram altas expressivas nos preços, e pelo crescimento da produção de defensivos. Na pecuária, a alta de 2,14% no período foi puxada pelos preços das rações.

Na produção primária, apesar de os preços subirem, a elevação dos custos de produção segue reduzindo a rentabilidade gerada no agronegócio.

Fonte: CNA

Related posts

Agricultura vai incentivar oferta de seguro aquícola em 2020

Fabrício Guimarães

Boas floradas pressionam com força valores do arábica

Fabrício Guimarães

Trabalhos em campo validam dados do mapeamento de café no estado

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais