27.8 C
Franca
janeiro 23, 2025
Notícias

PIB da agropecuária caiu 0,9% no terceiro trimestre

Como um todo, o PIB brasileiro avançou 0,9% no período

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária do Brasil caiu 0,9% no terceiro trimestre, ante o segundo trimestre. Em comparação a igual período de 2023, a queda foi de 0,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O recuo é dado pela sazonalidade de alguns produtos, que apresentaram queda em comparação ao segundo trimestre, como a cana (-1,2%), milho (-11,9%) e laranja (-14,9%). Essas quedas suplantaram o bom desemprenho de culturas como algodão (14,5%), trigo (5,3%) e café (0,3%), que também possuem safras relevantes no período, divulgou o IBGE.

Na comparação anual, o IBGE destaca que houve uma revisão nos dados de 2023 e o setor passou a ter um resultado de 16,3%, frente a 15,1% anteriormente. “Na agropecuária, a diferença entre o resultado revisto e o original pode ser explicada, em grande parte, pela incorporação de novas fontes estruturais anuais do IBGE que não estavam disponíveis na compilação anterior, como a Produção Agrícola Municipal, a Produção da Pecuária Municipal e a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura. Essas pesquisas foram incorporadas em substituição aos dados de pesquisas conjunturais” explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Como um todo, o PIB brasileiro avançou 0,9% no terceiro trimestre ante o segundo na série com ajuste sazonal do IBGE. Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, o PIB teve expansão de 4%.

A alta de 4% no PIB do terceiro trimestre ante mesmo período de 2023 foi a 15ª alta consecutiva da atividade econômica brasileira na comparação com igual período de ano anterior, destacou o IBGE.

“Assim como no crescimento contra o trimestre imediatamente anterior, nessa comparação interanual, destacam-se as atividades de serviços: Informação e comunicação puxados por internet e desenvolvimento de sistemas além de telecomunicações; Outras atividades de serviços influenciadas por serviços profissionais e serviços prestados às famílias e Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados alavancadas pelo aumento de crédito e dos seguros”, detalhou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, no comunicado divulgado à imprensa.

Setores

Enquanto a agropecuária caiu, a indústria cresceu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em comparação ao segundo. Frente ao terceiro trimestre de 2023, a indústria avançou 3,6%.

O setor de serviços teve expansão de 0,9% no terceiro trimestre do ano, ante o segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, houve alta de 4,1%.

Demanda

Pelo lado da demanda, o consumo das famílias cresceu 1,5% frente ao segundo trimestre. Em comparação ao terceiro trimestre de 2023, houve alta de 5,5%.

A demanda do governo, por sua vez, aumentou 0,8%. Em relação ao terceiro trimestre de 2023, subiu 1,3%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida das contas nacionais do que se investe em máquinas, construção civil e pesquisa) subiu 2,1%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, aumentou 10,8%.

Por fim, a taxa de investimento atingiu 17,6% do PIB no terceiro trimestre de 2024.

Setor externo

Segundo o IBGE, as exportações recuaram 0,6%, enquanto as importações tiveram alta de 1% no terceiro trimestre, ante o segundo trimestre.

Related posts

CRÉDITO RURAL: CAIXA OFERECE R$ 7,5 BILHÕES NA SAFRA 2019/20

Fabrício Guimarães

JBS ampliará em 50% capacidade produtiva da unidade de Ituiutaba

Fabrício Guimarães

BRASIL EMBARCA 3,209 MILHÕES DE SACAS DE CAFÉ EM MARÇO, DIZ SECEX

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais