10.2 C
Franca
maio 29, 2024
AgriculturaCursos e Palestras

Pausa para o Cafezinho: A arte de ser barista

Nossa pausa para um cafezinho hoje é na corretora de café TVRT em Varginha, um lugar aconchegante para aprender com grandes mestres baristas a ciência por trás da bebida perfeita, e como usar os nossos sentidos para criar sabores excepcionais de café.

Mas você sabe o que é um barista?!

O Barista é um profissional completo que combina a experiência técnica com grande carisma, e excelente envolvimento com o cliente. Ele conhece todo o processo de produção do café, desde o cultivo do grão e beneficiamento, passando pelo processo de torrefação, moagem adequada, temperatura e quantidade necessária de água para transformar o seu simples cafezinho em uma experiência sensorial única.Além de criar cardápios e novas receitas no universo da gastronomia voltada ao café.

Tive a honra e a oportunidade de fazer um curso de barista ministrado por dois grandes mestres: Leonardo Custódio mestre de torra, Q-grader, Juiz de campeonatos e barista, e Danilo Souza barista e proprietário da cafeteria Point do Café de Alfenas-MG que tem realizado um trabalho maravilhoso em sua cafeteria com cafés especiais.

O Curso foi incrível muito completo e dinâmico, no conteúdo foi abordado a história do café, os diferentes tipos e cuidados dos grãos, torra, tipos de moinho, categorias de qualidade, manutenção e limpeza das máquinas e equipamentos, todos os métodos de preparo de café, técnicas de extração do expresso, vaporização de leite, latte art,cappuccino, e um bônus com a criação e harmonização perfeita de drinks com cold brew.

E o que pude notar neste curso é o quanto a verdadeira paixão pelo café é contagiante. Os olhos de todos os alunos se iluminavam com todo o amor, técnica, e experiência dos nossos mestres, pois como eles mesmo nos ensinaram quando formos fazer um café para alguém, não basta fazer um simples café, faça dele uma experiência única, uma obra prima.

Se você dedicar um tempo para entender as complexidades dessa bebida e se preocupar em controlar as múltiplas variáveis que determinam o resultado final, você um dia poderá fazer o melhor café expresso, independentemente de onde estiver, basta ter persistência e não desistir no primeiro obstáculo que surgir.Por isso deixo aqui todo o meu respeito,orgulho e admiração por esses profissionais incríveis pois não é tão simples tirar o expresso perfeito,ou ainda fazer aquele latte art maravilhoso na sua xícara, é preciso muito amor, dedicação, prática, e conhecimento de todo o processo.

Lembre-se sempre da importância de criar uma excelente experiência de café para seus amigos ou clientes. Seja sempre cordial e animado a trocar experiências no atendimento ao cliente, como aprendemos no curso é fundamental ter esse elo entre o cliente e o barista. E continue explorando o mundo do café ao seu redor e tente aprender algo novo sobre o café todos os dias, pois todos os dias temos algo para aprender. Pratique seu ofício frequentemente para construir suas habilidades. Fique atento às melhores práticas atuais e se adaptará prontamente quando elas mudarem. Não se esqueça, você trabalha no café … aproveite!

Related posts

Campeão do Cup of Excellence – Brazil 2019 é de Ibiraci/MG

Fabrício Guimarães

8º Torneio Café Fairtrade do Brasil está com inscrições abertas.

Fabrício Guimarães

Genoma do bicho mineiro do café é sequenciado por pesquisadores.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais