Ainda falta transparência com os compromissos de bem-estar animal, afirma estudo
Dezesseis empresas no Brasil já utilizam 100% de ovos livres de gaiolas, enquanto outras 13 estão em processo de transição para essa prática, aponta o relatório EggLab 2024, divulgado pelo Fórum Animal. O levantamento, que envolveu 48 empresas, foi realizado a partir de respostas ao questionário EggLab e/ou relatórios públicos das empresas. Ao todo, 204 empresas com operações no Brasil foram contatadas.
O relatório aponta que 2025 será um ano crucial, com mais de 130 empresas no Brasil previstas para concluir a transição para ovos livres de gaiolas, de acordo com compromissos assumidos anteriormente.
“Com 2025 marcando o fim dos prazos de transição para muitas dessas empresas, será um ano decisivo para consolidar mudanças significativas no bem-estar animal”, diz Lucas Galdioli, gerente de projetos do Fórum Animal. No entanto, ele defende que “ainda há um grande número de empresas que precisam ser mais transparentes em seus compromissos”.
Entre as 16 empresas que atingiram a meta de adotar ovos livres de gaiolas estão produtores, indústrias, restaurantes e estabelecimentos turísticos, como Aurora Alimentos, Barilla, Beal/Festval, Botanikafé, BRF, Fogo de Chão, Granja Killer, Hotel Unique, Lig-Lig, Mania de Churrasco, Nissin e Padaria dos Bebês.
As 13 empresas que estão no processo de transição incluem AB Brasil, Accor Hotels, Brownie do Luiz, Casa do Pão de Queijo, ClubMed, Didio Pizza, Divino Fogão, Ferrero, Forno de Minas, GPA, Hippo Supermercados, IMC – International Meat Company e JBS.