18.5 C
Franca
abril 13, 2024
Agricultura

Manutenção das máquinas é fundamental

A higienização apropriada não apenas preserva a cabine, mas também garante um ambiente de trabalho seguro

AGROLINK – Leonardo Gottems

Manutenção deve fazer parte de checklist – Foto: iStock

Realizar manutenção preventiva e revisões em equipamentos agrícolas antes da colheita é crucial para garantir lucros consistentes ao produtor. Além dos cuidados específicos com os tratos culturais, como no café ou nas frutas, é essencial atentar-se à manutenção das máquinas agrícolas. 

Essa prática não apenas evita possíveis adversidades, mas também reduz gastos, contribuindo para aumentar a produtividade da lavoura e preservar a durabilidade dos equipamentos. “A manutenção preventiva minimiza o risco de a máquina quebrar durante períodos que são importantes do manejo da cultura em que ela é utilizada”, alerta o coordenador de Vendas/Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira.

A realização de inspeções preventivas não apenas impacta positivamente o aspecto financeiro, mas também está diretamente relacionada à segurança do operador e ao funcionamento eficaz da propriedade rural. Em particular, para a manutenção de tratores cabinados, é recomendado iniciar com a cabine, sendo essencial realizar limpeza regular para evitar desgaste. 

A higienização apropriada não apenas preserva a cabine, mas também garante um ambiente de trabalho seguro. A inspeção frequente da vedação da cabine é destacada para proteger o operador contra elementos externos e ruídos, enquanto a verificação periódica de todos os componentes, incluindo displays e dispositivos de controle, é crucial para garantir um funcionamento adequado.

Na prática, o que muitos proprietários de tratores ainda têm certa resistência na hora de mandar suas máquinas para a revisão, pois acreditam que não há problema em trabalhar com o equipamento tendo seus lubrificantes e componentes vencidos, por exemplo. “Sempre orientamos nossos clientes para que realizem as revisões dentro dos períodos estipulados. Frisamos que isso diminui as despesas com manutenções e aperfeiçoa a utilização das máquinas, aumentando a produção agrícola e a vida útil dos equipamentos”, ressalta o coordenador de Vendas da Agritech.
 

VEJA TAMBÉM:

Related posts

BANCO DO BRASIL REALIZOU NESTA QUARTA-FEIRA A 1ª FEIRA “O Campo vai ao BB: Agro com Estilo”

Fabrício Guimarães

Boletim Carvalhaes: Mercado segue alerta sobre problemas na produção mundial de café.

Fabrício Guimarães

Produtores do Caparaó e de Matas de Rondônia ganham o Coffee of The Year 2022.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais