17.8 C
Franca
abril 24, 2024
AgriculturaNotícias

II Fórum Mundial de Produtores de Café busca melhorar rendimento dos produtores

A FAESP se fará presente II Fórum Mundial de Produtores de Café, representada por Guilherme Salomão Vicentini, presidente do Sindicato Rural de Altinópolis, e Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural de Caconde. Esse evento trará o resultado do estudo “Análise Econômica e Política para Melhorar os Rendimentos dos Produtores de Café”, elaborado pelo professor e economista da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs, que busca melhorar a condição dos cafeicultores a nível mundial. Os altos custos de produção acima do preço de venda é um agravante da situação econômica das regiões cafeeiras de modo que não há certeza quanto à oferta de café aos consumidores.

Brasil e Colômbia – respectivamente primeiro e terceiro maiores produtores de café do mundo ? se uniram para buscar melhorias aos cafeicultores. Após inúmeras tentativas de diálogo sem sucesso entre países produtores, demais participantes da cadeia de valor do grão e Fórum Mundial de Produtores de Café (FMPC), chegou-se a uma proposta. Os líderes elaboraram medidas em diversas frentes, como: aproximação dos produtores com os consumidores finais e agregação de valor na origem.

Essa união entre Brasil e Colômbia se deu após líderes do setor cafeeiro se reunirem em Brasília, no dia 14 de junho, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para discutir soluções. As medidas elaboradas têm objetivo de melhor distribuir as riquezas geradas ao longo de toda cadeia, de forma que a sustentabilidade econômica dos produtores seja garantida. Também será levada em conta a importância da transparência do mercado para que os contratos futuros do café reflitam as realidades, sem a interferência de fatores externos que afetam os preços e aumentam a insegurança.

Fonte: FAESP

Related posts

JBS passa a ter o maior valor de mercado do agronegócio brasileiro, com R$ 57 bi

Vendas externas do agro em junho somam US$ 8,34 bi; 46,3% da balança comercial do país

Fabrício Guimarães

FAESP APOIA CPI PARA INVESTIGAR OCUPAÇÕES EM TERRAS PRODUTIVAS

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais