23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Agricultura

Estratégia de cultivo de batata controle nematoides

“Estamos nos concentrando na proteção integral da batata”.

O projeto europeu SoildiverAgro visa iniciar um processo de mudança de sistemas agrícolas em toda a Europa para proteger a saúde do solo e a biodiversidade através da transferência de conhecimento e da participação de todas as partes interessadas na cadeia de valor (pesquisadores, gestores políticos, agricultores, consultores, fornecedores e agronegócio) em conformidade com uma abordagem multilateral. 

Na Espanha, os participantes do projeto são da Universidade de Vigo e do Instituto de Desenvolvimento Econômico de Orensano (Inorde), que apresentaram no seminário os primeiros resultados de pesquisas voltadas para uma produção de batata mais sustentável e com redução de custos. 

A busca por medidas de controle do nematoide de cisto  ( Globodera spp  ) no projeto foca no uso de plantas armadilhas, ou seja, o cultivo de espécies que atraem o nematoide de cisto, mas as pragas não podem se alimentar dessas plantas e eventualmente morrer de fome. . 

Os nematóides císticos são um dos problemas atuais na indústria da batata, pois sua presença causa danos ao sistema radicular das plantas, o que leva a uma queda significativa no rendimento. Eliminar nematóides é uma tarefa difícil. Além disso, a presença de altas concentrações de cistos pode ocasionar a quarentena das fazendas, impedindo o cultivo da batata por muito tempo. 

“Estamos nos concentrando na proteção integral da batata, onde métodos como o cultivo de vasos de plantas e o uso de nematocidas químicos devem ser associados”, disse Servando Álvarez, diretor da Inorde. Paula Pérez Rodríguez, da Universidade de Vigo, falou sobre o uso de fungos micorrízicos em plantações de batata. 

“O uso de fungos micorrízicos, que são adicionados ao solo quando a batata é plantada, forma uma ampla rede e ajuda as plantas a capturar mais nutrientes em áreas além da superfície coberta por suas raízes. Além disso, os fungos micorrízicos podem ser uma alternativa aos fertilizantes fosfatados convencionais quando se trata de aumentar a produtividade. Com a redução pela metade da dose de fósforo ou em alguns casos sem a adição de fósforo, o rendimento de batatas com fungos micorrízicos foi maior ou mantido. 

Related posts

Colheita de café da Cooxupé atinge 70% da área, em ritmo abaixo de anos recentes

Fabrício Guimarães

EMATER-MG comemora 73 anos com homenagens e realização da feira da agricultura familiar

Fabrício Guimarães

Cecafé: Brasil exporta 2,6 milhões de sacas de café em maio

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais