10.2 C
Franca
maio 29, 2024
Agricultura

Entenda as diferenças entre canela de vento e de geada no cafezal.

Em campo, ao observar cafeeiros jovens amarelando e morrendo, tem sido comum confundir as lesões que essas plantas possuem no tronco: se são provocadas por efeito de canela de vento ou por canela de geada.

As plantas jovens de café, nos dois primeiros anos, ficam mais sujeitas a ações de vento por ainda não possuírem copa suficiente para fazer uma barragem e, assim, se protegerem. Da mesma forma, as plantas novas, ainda com pouca copa, deixam o tronco desprotegido do efeito da deposição de frio junto ao solo, por efeito de ocorrência de geada. Além dos danos causados à folhagem, o vento e a geada podem provocar lesões no tronco das plantas de café. As condições para diferenciar as lesões por vento, também chamadas de canela de vento, são as seguintes – elas podem ser observadas, principalmente, nas partes mais altas do terreno, onde venta mais.

As lesões aparecem bem junto ao solo e até logo abaixo da sua superfície, pois são o resultado do atrito do tronco da planta com o solo. Aparecem fissuras no tecido, muitas vezes engrossando a casca e as plantas, e, em muitos casos, acabam quebrando o tronco ou tombam. As plantas afetadas amarelam lentamente e chegam a morrer, podendo aparecer brotações abaixo do tronco rompido. É importante, na identificação, também observar um buraco oco junto ao solo, formado pela movimentação do tronco pelo vento.

Nas lesões de tronco ou canela, provocadas por geada, as características de identificação são as seguintes: ocorrem em maior escala nas partes mais baixas do terreno e a incidência vai aumentando do alto para baixo no declive, pois as partes mais baixas têm maior deposição do ar frio. As lesões são mais altas no tronco e, normalmente, atingem maior extensão da haste. O frio queima a casca e vai afinando o tronco nessa parte queimada. As plantas com canela de geada murcham mais rápido e secam. Só quando a queima é parcial que as plantas ficam amareladas. Nessa condição não aparecem plantas tombadas ou quebras no tronco.


Planta nova de cafeeiros morta por lesão no tronco provocada por canela de geada. A vegetação de ervas na rua favorece a formação de frio. Ela deve ser eliminada no período de inverno. Na foto à direita, pode-se ver que a lesão é alongada
Lesão por roletamento por ação de ventos, podendo-se observar o buraco que fica junto ao tronco/solo (esq.) e uma planta onde houve quebra do tronco, também pelo vento (dir.)

Fonte: Cocapec

Related posts

Exportações do café solúvel brasileiro atingem volume equivalente a 2,94 milhões de sacas de 60kg em nove meses

Fabrício Guimarães

Secretaria de Agricultura anuncia R$ 27 milhões para subvenção de Seguro Rural em São Paulo

Fabrício Guimarães

Preço do açúcar volta a se sustentar em São Paulo

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais