17 C
Franca
abril 24, 2024
AgriculturaCursos e Palestras

Em Alfenas, mulheres se preparam para o mercado de cafés especiais

Um grupo de seis produtoras de Alfenas participaram na última semana do curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais. É o primeiro curso desse segmento realizado no município pela parceria do Sistema Faemg/Senar Minas, Sindicato dos Produtores Rurais e Cooxupé. O curso foi uma solicitação do gerente do Núcleo da Cooxupé de Alfenas, Sandro Dias. A sua meta é capacitar um maior número de produtores, de forma que possam enfrentar com mais informações as dificuldades atuais do mercado.

Segundo o instrutor, Gilmar Reis Cabral, o curso de cafés especiais foi criado para que o produtor possa avaliar o seu café e tenha entendimento sobre o tema. “Nós abordamos diversas questões que passam pelo manejo na colheita e pós colheita, o mercado de cafés especiais, que é uma das tendências do momento, classificação e os valores de cada uma delas, torra, aromas, sabores e equipamentos”.

Gilmar destaca a formação da turma somente com mulheres e o crescimento da atuação delas em todas as áreas do agronegócio. Ele também enfatiza que o mercado tem buscado a produção de cafés preparados por mulheres, o que também é uma tendência do mercado. Entre as participantes algumas já produzem cafés especiais, outras se preparam para entrar nesse segmento.

Elvira Alice Souza Ribeiro Terra é uma das produtoras que se prepara para produzir cafés especiais. Proprietária da Fazenda Capão dos Olhos, onde mantém área de 44 hectares de café, no município de Alfenas, Elvira destaca a importância dos cursos do Senar e as muitas dificuldades que o setor enfrenta. “ A gente que está no campo passa por situações difíceis, somos sofridos e muitas vezes não somos vistos”.

Tamara Velano, da Fazenda Vale Verde, que produz 4.500 sacas de café, iniciou a produção da linha gourmet na última safra e pretende para 2019 trabalhar ainda mais pela qualidade do seu café. Participando pela segunda vez de capacitação com o instrutor Gilmar, ela destaca a técnica pedagógica e a qualidade dos cursos.“ Parabéns para o Senar por nos proporcionar um curso tão rico e com uma boa apresentação. Estou muito satisfeita com mais esse aprendizado”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno)/CCCMG

Related posts

Balanço de oferta de café no mundo deve entrar em superávit em 20/21, diz corretora

Processo 100% ecológico obtém corante natural a partir de resíduos da uva

Fabrício Guimarães

CMN amplia renegociação de operações de crédito rural do Pronaf

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais