24.7 C
Franca
junho 16, 2024
Agricultura

Demanda por milho está saindo do Brasil?

Milho brasileiro da 1ª safra é direcionado quase todo ao mercado interno.

Em relação às exportações, no próximo mês poderá haver o início da migração de demanda para o milho americano, aponta o especialista Ruan Sene, analista de mercado da Grão Direto. De acordo com ele, isso ocorre porque o país está com bastante estoque do grão para comercializar. 

“Geralmente, o milho brasileiro colhido na primeira safra é direcionado, praticamente, para fomentar o mercado interno, o que aumenta o fluxo de comercialização internacional do cereal americano”, afirma o analista de mercado da Grão Direto.
 
Segundo Sene, novos acontecimentos referentes à flexibilização de restrição ao Covid-19 na China, o conflito geopolítico na Ucrânia e o impacto do inverno norte-americano na cultura do trigo, poderão impactar as cotações em Chicago. “Diante disso, as cotações brasileiras poderão ter uma semana de valorização, em relação à semana anterior”, projeta o especialista.

“O clima na América do Sul vai continuar sendo um fator muito importante diante da evolução do plantio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta chuvas volumosas para todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul. Previsões de chuvas localizadas no cinturão produtor da Argentina, principalmente as províncias de Córdoba e parte de Buenos Aires, poderão favorecer a continuidade do plantio”, acrescenta.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou 5,2 milhões de toneladas em apenas 17 dias úteis de dezembro, superando as 3,4 milhões em dezembro de 2021. Com esse número, faltavam apenas 400 mil toneladas para que o Brasil renovasse o recorde de 2019.

Related posts

Cenoura e banana têm queda de preços

Fabrício Guimarães

Chuvas aliviam, mas cafeicultor está à espera de mais precipitação, diz Cepea.

Fabrício Guimarães

Vendas de café do Brasil atingem metade do total do ciclo 23/24, diz Safras

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais