AgriculturaCursos e PalestrasGestão Rural

Curso de treinamento do Bambu por Substituição de Seiva do SENAR/SP reduz custos aos produtores

Bambu é utilizado para diferentes finalidades, desde a produção de brotos comestíveis,construções rurais,engenharia.

Presente em diversas partes do mundo, o bambu é utilizado para diferentes finalidades, desde a produção de brotos comestíveis, artesanato, pequenas construções rurais, carvão, execução de projetos em arquitetura e engenharia.

Com o objetivo de viabilizar o aproveitamento sustentável desse recurso natural na propriedade rural, o SENAR-AR/SP dispõe gratuitamente em sua grade de treinamentos o curso de Tratamento de Bambu por Substituição de Seiva. A produção de materiais com o bambu representa importante alternativa de uso nas propriedades rurais.

Existe uma versatilidade muito grande do uso do bambu, pois se trata de uma matéria prima de rápido crescimento, sustentável e que em alguns casos, o produtor desconhece seu potencial e tudo que pode ser feito com ele. O bambu pode ser utilizado em diversas construções rurais (casa, galpão, galinheiro), como barreira para conter a erosão, móveis (cama, sofá, estante), cerca, utilitários (escada), entre outros.

O curso é realizado de forma dinâmica, com aulas teóricas e práticas nos quais produtores e trabalhadores rurais aprendem desde identificar os tipos ideais de bambu a ser colhido ao tratamento correto para aumentar a longevidade da matéria prima.

“O curso foi desenvolvido pensando na sustentabilidade do produtor, na redução de custos e como nos dias de hoje existe escassez de material, o bambu representa uma alternativa sustentável para as construções e economia na propriedade.” Valteriano Pimenta de Moraes – Coordenador do SENAR-SP no Sindicato Rural de Votuporanga.

A produtora rural Aparecida Peres Nogaruto se surpreendeu com as técnicas e disse que o curso despertou diversas possibilidades de uso. “Temos muito bambu na propriedade e eu ainda não sabia como usar, mas agora com as técnicas que aprendi pelo curso do SENAR-SP eu vou aproveitar ao máximo, quero fazer muitas coisas, uns ranhos, viveiros e até algumas decorações.”

“Esse curso é importante porque ajuda a baixar custos na propriedade, a usar o próprio bambu de várias formas, principalmente substituindo a madeira em algumas construções. Já fiz vários cursos e que gosto muito da aprendizagem feita pelo SENAR-AR/SP, pois é dinâmica e prática. A gente aprende e logo consegue implantar no dia a dia do campo.” Fabiano Manoel Pinto, produtor rural.

“Os cursos do SENAR-SP têm grande eficiência nas comunidades rurais. Em vários cursos que nós ministramos no decorrer do ano, muitas vezes retornamos nas mesmas propriedades e vemos os resultados positivos, porque os produtores estão aplicando as técnicas e o conhecimento que aprenderam. Eles nos relatam que tiveram aumento de renda, economia e melhor execução das atividades nas propriedades.” Diogo Shinohara – Instrutor do SENAR-SP.

Fonte: FAESP/SENAR

Related posts

Brasil recebe delegação argentina para intercâmbio técnico na cadeia do amendoim

Fabrício Guimarães

Café solúvel avança 13,9% nas exportações

Fabrício Guimarães

Maior cafezal urbano do mundo recebe novas variedades para pesquisas em agricultura regenerativa

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais