Agricultura

Consumo mundial de café atinge total de 177 milhões de sacas anualmente que corresponde a 485 mil sacas por dia.

Fonte: Revista Cafeicultura

Demanda da Europa equivale a 30,35% do consumo mundial, Ásia & Oceania 25,83%, América do Norte 17,45%, América do Sul 15,81%, África 7,06% e Caribe, América Central & México 3,5% em doze meses.

Um demonstrativo do balanço mundial da produção e do consumo total de café, tendo como referência os dados acumulados em doze meses, especificamente no período de outubro de 2023 a setembro de 2024, denota que a produção desse período atingiu o equivalente a 178 milhões de sacas, e, adicionalmente, que o consumo totalizou o correspondente a 177 milhões de sacas, o que apontou obviamente um excedente de apenas 1 milhão de sacas de 60kg.

Nesse mesmo contexto, merece destacar nesta divulgação a produção total de café efetivamente colhida nas quatro grandes regiões produtoras do planeta no mesmo período acumulado de doze meses, no caso específico em ordem decrescente. Assim, verifica-se que a América do Sul produziu o equivalente a 89,3 milhões de sacas de 60kg, as quais corresponderam a aproximadamente 50,2% da produção mundial, e, dessa forma, tal região se destacou em primeiro lugar nesse ranking.

Na sequência, figura a região produtora Ásia & Oceania, como segunda colocada, cuja safra atingiu a soma de 49,9 milhões de sacas (28,0%), seguida pela África, na terceira posição, com 20,1 milhões de sacas, que corresponderam a 11,3% da safra de café mundial. E, por fim, na quarta posição destacou-se a região do Caribe, América Central & México,com produção correspondente a 18,7 milhões de sacas de 60kg, que representaram em torno de 10,50% do total-geral colhido no período em destaque.

Complementando essa análise, vale também a pena destacar os dados apurados do consumo total de café, no mesmo período em nível mundial, em relação a cada uma das seis grandes regiões consumidoras do planeta, haja vista que, neste caso, além das quatro regiões produtoras já citadas, que também consomem café, incluem-se obviamente a Europa e a América do Norte.

Assim, com relação ao consumo total de café no acumulado dos doze meses em tela, caso seja feito um ranking das seis grandes regiões consumidoras mundiais, verifica-se que a Europa, por ter adquirido o equivalente a 53,7 milhões de sacas de 60kg, as quais representaram 30,35% da demanda total, se destacou na primeira posição. E, na segunda posição, vem a Ásia & Oceania com o consumo apurado no período de 45,7 milhões de sacas (25,83%). Na terceira posição destaca-se a América do Norte, que consumiu o equivalente a 30,9 milhões de sacas, as quais representaram em torno de 17,45% do total-geral.  

Na sequência destaca-se a América do Sul, quarta colocada, cujo consumo foi o equivalente a 28,0 milhões de sacas (15,81%), e, na quinta posição, vem a África,por ter consumidoo correspondente a 12,5 milhões de sacas (7,06%). E, por fim, na sexta colocação do ranking vem o Caribe, América Central & México, que teve o consumo de 6,1 milhões de sacas, as quais representaram em torno de 3,5% da demanda mundial no período.

Related posts

Secretário de Agricultura e equipe técnica apresentam as diretrizes do ranking paulista 2021 Município Agro

Fabrício Guimarães

Grãos da Alta Mogiana atraem mercado voltado ao consumo de cafés especiais em Franca, SP

Fabrício Guimarães

Estudo da Conab indica recorde de importação de fertilizantes

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais