23.2 C
Franca
abril 29, 2025
AgriculturaNotícias

Consumo de Café Deverá Crescer 3,6% neste ano e Impulsionar Novos Negócios

O consumo de café no Brasil deverá crescer 3,6% neste ano, segundo projeções da Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC. Este otimismo está relacionado à retomada econômica que começou a se apresentar no ano passado quando houve avanço de 4,8% deste mercado, o melhor resultado desde 2006.

A entidade aponta que cerca de 35% da população opta por tomar a bebida em cafeterias e que este é um segmento que tem bastante potencial para crescer, devendo impulsionar ainda mais o consumo de café. Em países como Inglaterra e Portugal esse índice é superior aos 70%, o que indica que o mercado pode vivenciar um amplo crescimento.

Para os cafés especiais, o aumento do consumo anual deve atingir 15,7% até 2021, segundo a ABIC. A expansão desse mercado serve para atender uma exigência cada vez maior do consumidor por um produto de qualidade e de gosto mais sofisticado.

O bom momento do setor de cafés já está sendo sentido pela Fispal Food Service, a maior e mais completa feira para o mercado de alimentação fora do lar da América Latina. Nesta edição, que acontece entre 11 e 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, 136 marcas que oferecem insumos, máquinas e equipamentos para cafeterias devem participar do evento, número 10% maior do que apresentado no ano passado.

Oportunidades e Tendências

Segundo a diretora do Grupo Utam, expositor da Fispal Food Service que oferece produtos e serviços no mercado cafeeiro, Ana Carolina Soares de Carvalho, a empresa está engajada nas principais tendências do setor e aproveitando todos indicativos positivos do cenário, que vive um momento propício para a produção de grãos especiais. Outro ponto importante é que bebidas encapsuladas passaram a despertar o gosto do brasileiro por versões com sabor mais sofisticado e esse panorama tem impulsionado lançamentos de produtos.

“Estamos focados nas oportunidades do mercado de café, que cada vez mais se diversifica e cria nichos e soluções para que empresas e negócios possam se desenvolver. É uma oportunidade excelente para nos aproximarmos de nossos clientes e parceiros e, também, para lançarmos novidades para o setor cafeeiro e o mercado de alimentação como um todo”, comenta a executiva.

Café Comestível e Consultoria

Quem visitar a Fispal Food Service encontrará uma vitrine rica e recheada de novidades para o setor de cafeterias. Um exemplo é a Meridiano, que, com uma proposta inovadora, apresentará o Coffee Beans, um confeito comestível em formato de grão feito com uma pasta de café 100% arábica integral. O produto foi desenvolvido no Espírito Santo e é oferecido nos sabores espresso, cappuccino e café com leite, nas versões com açúcar e com stevia. A empresa, que participa pela primeira da feira, também mostrará sua linha Caps para monodoses de café, uma tendência mundial de consumo da bebida.

“Visitamos a Fispal Food Service há 10 anos, acompanhando o crescimento da feira, que é uma referência para o varejo. Nesta edição, estaremos com estande próprio e isso traz otimismo, pois acreditamos que será um momento de muitos contatos e grandes oportunidades para a nossa empresa”, explica Cleverson Hercílio Pancieri, diretor comercial do Meridiano.

Além de conhecer os principais lançamentos para cafeterias e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar, os visitantes da feira poderão conferir as principais tendências desse importante mercado no Inspira Café. A atração realizada em parceria com a Flavors, é voltada aos gestores, baristas e empreendedores de cafeterias profissionais, que poderão participar, gratuitamente, de palestras, degustações e mesas redondas voltadas à gestão do negócio. Haverá, ainda, apresentação de produtos, curiosidades e dicas para melhorar o atendimento e a experiência do consumidor.

Inscrições

O credenciamento para a 35ª edição da Fispal Food Service já está aberto.  Para garantir o acesso gratuito ao evento comemorativo de 35 anos, que é exclusivo para os profissionais do setor de alimentação fora do lar, basta efetuar o cadastro na aba Inscreva-se do site oficial. Para retirar a credencial, o participante deverá informar o número do CPF nos totens de autoatendimento na entrada do pavilhão. Durante o decorrer do evento, o cadastro para a entrada na feira só será realizado mediante o investimento de R$ 50,00.

Sobre a Fispal

A marca Fispal, que começou como um encontro de engenheiros chamado Feira de Insumos para Alimentos, no Palácio de Convenções do Anhembi, hoje representa o maior encontro do setor na América Latina. Em 2001, com o objetivo de atender a indústria de alimentos e bebidas e o setor de alimentação fora do lar, a Fispal se segmentou em duas feiras: Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para as indústrias de alimentos e Bebidas e a Fispal Food Service: Feira internacional de produtos e serviços para alimentação fora do lar. A marca ainda agregou a Fispal Sorvetes – Feira de Tecnologia para a Indústria de Sorveteria Profissional e a Fispal Café: Feira de negócios par ao setor Cafeeiro.

As feiras, que hoje acompanham as mudanças e a evolução do mercado no Brasil e no mundo, são marcadas pelo lançamento de novas tecnologias, produtos, profissionalização de mão de obra e pela expansão para novos mercados. Atualmente, a marca Fispal é composta de feiras que atendem toda a cadeia de alimentos e bebidas, desde a matéria-prima, passando por máquinas, equipamentos e processos, chegando até o setor de alimentação fora do lar.

Saiba mais em: www.fispal.com.br

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Para mais informações, visite www.informamarkets.com.

Fonte: Dia a Dia

Related posts

Taiwan abre mercado para alimentação pet de derivados lácteos do Brasil

Fabrício Guimarães

Em Alfenas, mulheres se preparam para o mercado de cafés especiais

Fabrício Guimarães

Senado aprova Política Nacional de Incentivo ao Café de Qualidade

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais