23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Agricultura

Conheça o degustador mineiro que vai representar o Brasil em competição internacional de provadores de cafés.

Olha, cheira, sente o gosto com precisão técnica. Esta é a função do sul-mineiro José Augusto. Nascido em Varginha, o degustador irá representar o Brasil em uma competição de provadores de café.

Apaixonado pela profissão, José carrega na bagagem mais de 20 anos de experiência. Além de degustador, José Augusto é gerente de qualidade. Ele é o atual vencedor do campeonato brasileiro de Cup Tasters, torneio que avalia a habilidade de distinguir cafés por degustação às cegas.

“Envolve todos os sentidos, visão, olfato, paladar, audição, envolve todos os sentidos para distinguir um café desde sua essência, da planta até a xícara, se ele é um café especial ou não”, afirmou José Augusto Oliveira Naves.

A competição é promovida pela Associação Brasileira de Cafés Especiais durante todos os anos e o vencedor garante vaga para a disputa nacional. É o caso de José Augusto, que vai representar o país no World Off Coffee, em Atenas, na Grécia. O campeonato será em junho de 2023.

“Depende muito da sensibilidade, às vezes até do dom da pessoa em degustar e saber diferenciar nuances para distinguir um bom café de um café ruim. Mas, 20 anos de história me moldou hoje para saber distinguir essas características e saber avaliar um café de forma muito positiva e correta, porque é um ano de trabalho de dedicação do produtor eu você vai avaliar em uma, duas, três, quatro ou cinco xícaras”, disse José Augusto Oliveira Naves.

Fonte: EPTV e g1 Sul de Minas

Related posts

Avanços Tecnológicos no Agronegócio

Fabrício Guimarães

Produtividade da lavoura de café cresce 38% em dez anos, aponta Fiesp.

Fabrício Guimarães

OIC, BMZ e PGC firmam compromisso de promover sustentabilidade no setor cafeeiro mundial

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais