12.4 C
Franca
julho 21, 2024
Pecuária

Como fortalecer o crescimento do bezerro na seca

Se você planeja a sua estação de monta durante as águas, possivelmente, na seca, terá bezerros nascendo na sua propriedade. Por mais que seja uma época considerada difícil para a pecuária pela falta de pasto, para a fase de cria, é considerada positiva pela redução da presença de parasitas que geram problemas à saúde dos bovinos recém-nascidos, que ainda estão adquirindo imunidade. Mas, será que apenas o leite é suficiente para fortalecer o crescimento do bezerro na seca?

Como fortalecer o crescimento do bezerro na seca

Um crescimento forte e saudável de um bezerro depende de vários fatores isolados, que somam em um resultado satisfatório que é o ganho de peso. A meta é chegar na recria com arrobas adequadas para seguir com o desenvolvimento daquele animal. Desde o nascimento, passando pela desmama até a introdução alimentar, a qualidade de todo o processo conta muito.

Confira agora os pontos que merecem atenção na sua propriedade quando o foco é fortalecer o crescimento do bezerro na seca.

Cuidado com a higiene 

É um fator obrigatório quando se trata de crescimento de bezerro não só na seca, mas nas águas também. Por nascerem com imunidade baixa, a contaminação de doenças pela falta de higiene é maior. Um exemplo, é quando acontece a contaminação. A diarreia provoca desidratação nos bezerros, que causa a perda de peso, e em casos mais severos, evolui para o choque hipovolêmico e pode provocar a morte do animal.

Transmitida por diversos agentes como vermes, protozoários, vírus, bactérias e até por ingestão excessiva de leite, a diarreia pode ser considerada uma grande vilã da pecuária, principalmente, em bezerros. Por isso, a higiene na cama, piso, ração e água precisa estar em dia, com limpeza e troca frequente para evitar que o pior aconteça e os animais fiquem em sofrimento.

Um dos tratamentos mais eficazes para a diarreia é o soro caseiro, que é oferecido com cuidado e gentileza aos bezerros doentes, que inclusive, devem ser isolados.

Ofereça uma ração própria para bezerros 

Como na seca não há pasto suficiente disponível, o foco do crescimento do bezerro é no cocho mesmo. Ao atingir três meses de idade, o bezerro pode passar a consumir a ração.

Mas não pode ser qualquer ração, muito menos a mesma que é oferecida para animais adultos da recria ou terminação. Tem que ser uma que atenda as necessidades e demandas nutricionais do gado, nessa fase tão importante de desenvolvimento.

A ração para recria precisa ter ingredientes que alimentam e ao mesmo tempo, fornecem energia para o ganho de peso, por exemplo, grão de milho, sal mineral, farelo de soja e virginiamicina, aditivo essencial para o aumento da produtividade, desde a cria.

Aprenda como fazer uma receita de ração para bezerro, com passo a passo e proporção de ingredientes. Clique na imagem abaixo e receba grátis no seu e-mail na hora:

Instale um creep feeding na propriedade 

Após a introdução alimentar, os bezerros precisam consumir a quantidade ideal de ração por dia para ter o crescimento adequado. O creep feeding é um grande facilitador do crescimento do bezerro. Ao ter um espaço sem competição com animais maiores e mais velhos, os bezerros têm acesso ao cocho de forma tranquila, sem nenhum impedimento à quantidade que precisam para ganhar peso.

Para implementar o creep feeding na sua propriedade, você não precisa mexer em nada na sua estrutura. Faça apenas um cercado em torno de um cocho, com uma entrada que apenas animais de pequeno porte consigam entrar. A medida ideal é que tenha 1,5 metro para cada bezerro, de modo que todos consigam entrar e se mexer confortavelmente.

Além do creep feeding, outra indicação para fortalecer o crescimento de bezerro é o creep grazing, que é muito viável quando se tem pasto na época das águas. O esquema é o mesmo do creep feeding, mas o creep grazing reserva um espaço de pasto exclusivo para os bezerros. Muitos produtores, para potencializar a engorda nessa fase, separam o pasto mais nutritivo para o creep grazing.

Dicas finais para potencializar o crescimento do bezerro na seca: 

Related posts

Dependência da China pode impactar suinocultura brasileira, afirma consultor

Fabrício Guimarães

Boi gordo continua sem baliza

Fabrício Guimarães

EXPOAGRO inicia nesta segunda (13) em Franca

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais