Gestão RuralNotícias

Cientistas desenvolvem nariz eletrônico para detecção de feromônios em insetos e controle mais sustentável de pragas agrícolas.

A inovação foi desenvolvida por pesquisadores que integram o INCT Nano Agro com foco em atribuir mais sustentabilidade e economia à produção agrícola

De acordo com estudos recentes de pesquisadores da Universidade de Stanford, os insetos são responsáveis pela predação de 5% a 20% das principais culturas de grãos no panorama global. Em lavouras de trigo, arroz e milho, a situação deve se agravar ainda mais devido à crise climática, tendo em vista que o metabolismo dos insetos acelera em climas mais quentes, aumentando seu apetite e suas taxas de reprodução. Segundo os pesquisadores estadunidenses, a produção perdida para esse tipo de praga aumentará de 10% a 25% a cada grau Celsius somado à temperatura média global — em um cenário no qual, até 2030, o aumento deve ser de 1,5ºC em relação à era pré-industrial. 

Atentos à essa situação, cientistas brasileiros da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), que integram o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável (INCT Nano Agro), desenvolveram nanosensores e tecnologias de nariz eletrônico para detecção de substâncias químicas que as pragas utilizam para se comunicar entre si. A inovação permite, com destaque, a identificação dos feromônios de acasalamento, o que possibilita um controle mais sustentável, eficiente e localizado.

O nariz eletrônico desenvolvido pelos pesquisadores do INCT Nano Agro — liderados pelas docentes da URI Prof. Dra. Juliana Steffens e da Prof. Dra. Clarice Steffens — consiste em um dispositivo portátil composto por sensores de gás baseados em nanocompósitos de Óxidos de Grafeno (GO) e PANI (polianilina), capazes de detectar feromônios de percevejos e mariposas.

A Prof. Dra. Juliana Steffens ressalta que a inovação pode ser associada ao uso de inteligência artificial para monitoramento preciso de pragas no campo e aplicação de soluções de controle mais eficazes, evitando desperdícios e contribuindo para uma redução de gastos por parte dos produtores. “Recentes avanços em miniaturização e análise de dados, aliados a sensores funcionais, oferecem promissoras soluções para uma agricultura mais sustentável. Serão conduzidos estudos com feromônios padrão, insetos in vivo e amostras complexas, com validação em unidade experimental e no campo”, pontua a pesquisadora.

Related posts

Inspeção por câmera com IA auxilia exportação.

Fabrício Guimarães

Agricultores familiares são essenciais para subsistência global, diz oficial da ONU

Retardadores de amadurecimento na cultura do café

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais