15.6 C
Franca
maio 29, 2024
NotíciasPecuária

CARNE DE FRANGO MANTÉM 5ª POSIÇÃO NA PAUTA CAMBIAL BRASILEIRA

Em outras palavras considerados apenas os básicos, a carne de frango in natura foi o quarto principal produto exportado pelo Brasil entre janeiro e julho deste ano. Ou o quinto se levados em conta os 10 primeiros produtos da pauta nesse período, já que as exportações de celulose (um semimanufaturado) vêm obtendo receita superior à do frango.

De acordo com os dados da SECEX/ME, nos primeiros sete meses de 2019 as exportações brasileiras de carne de frango in natura geraram receita próxima de US$3,7 bilhões e aumentaram 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a participação do produto na receita cambial brasileira aumentou 18% e agora representa 2,84% da pauta total.

Registre-se que, entre os 10 principais produtos da pauta, quatro produtos básicos vêm contribuindo de forma significativa para minimizar os déficits registrados neste ano (no acumulado de janeiro a julho, quase 5% de redução). Ou, além da carne de frango, a carne bovina, o milho e o café em grão.

Mas o destaque entre eles recai sobre o milho, cuja receita aumentou perto de 170% nos sete primeiros meses de 2019, fazendo com que o grão saltasse da 13ª posição há um ano para a oitava posição neste exercício.

A destacar, ainda – agora entre os produtos do complexo carnes, o melhor desempenho da carne suína, cuja receita no ano acusa aumento de 30%.

Fonte: AviSite

Related posts

Maior preço nominal da arroba do boi em São Paulo dos últimos 33 meses

Produtores de leite pedem ações efetivas para alavancar mercados

Fabrício Guimarães

IEA divulga a estimativa da Produção Animal do Estado de São Paulo, em 2018

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais