19.7 C
Franca
julho 10, 2026
Agricultura

Café/Cepea: Ritmo da colheita está abaixo do observado em anos anteriores

Fonte: Revista Cafeicultura

A colheita de café no Brasil voltou a ganhar ritmo neste início de julho, favorecida pelo tempo mais seco. Ainda assim, segundo o Cepea, as atividades seguem abaixo do observado em anos anteriores para este período, refletindo os atrasos acumulados ao longo de junho, quando chuvas atípicas em algumas regiões produtoras limitaram os trabalhos.

Com isso, várias praças sequer alcançaram metade da colheita, segundo agentes consultados pelo Cepea. Na mesma época do ano passado, os trabalhos em muitas dessas regiões já superavam 50% da área.

Segundo pesquisadores do Cepea, apesar de os trabalhos terem sido retomados nos últimos dias, as preocupações do setor permanecem, especialmente em relação à qualidade dos cafés colhidos e aos impactos do El Niño nos próximos meses. O fenômeno pode causar dias mais quentes nas regiões cafeeiras, elevando novamente o risco de problemas durante a florada e, posteriormente, no enchimento dos grãos da safra 2027/28.

Fonte: Cepea e Noticia Agricolas

Related posts

Brasil se destaca apesar de desafios na colheita de soja

Fabrício Guimarães

Safra 2021/2022 fecha com exportações de suco de laranja em alta

Fabrício Guimarães

Embrapa e A.B.E.L.H.A. oferecem curso online de criação de abelhas sem ferrão

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais